Polícia

Rui Costa ironiza ataque hacker em site da SSP-BA: "estão cada vez mais politizados"

Vagner Souza / BNews
Rui Costa ainda garantiu que não houve vazamento de dados da Secretaria da Fazenda, Saúde e Educação  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 20/01/2022, às 12h39   João Brandão e Yasmim Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), ironizou o ataque hacker que o site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) sofreu na madrugada desta quinta-feira (20). “Pelo visto os hackers estão cada vez mais politizados”, disse Rui durante ato de entrega de tratores no Parque de Exposições.

Contudo, o governador informou que não foi encontrado nada estrutural, como banco de dados da Secretaria da Fazenda, Saúde e Educação. “Nada relevante, foi direcionado apenas a páginas internet sem nenhuma agressão a bancos de dados ou informações pessoas físicas ou pessoas jurídicas do estado, então mantivemos essa discrição”, ressaltou.

Na oportunidade, aproveitou para destacar a eficiência da proteção de dados. “Vamos nos esforçar para que cada vez mais esse investimento chegue às páginas”, completou.

O caso

O site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) da Bahia foi hackeado na madrugada desta quinta-feira (20). Segundo o G1, o acesso ao portal exibia uma mensagem que comparava a violência na Bahia ao Rio de Janeiro, além de insultos ao governador Rui Costa e à vacina.

Também na publicação, o grupo hacker afirmou ter "máximo respeito aos profissionais de segurança pública".

Um grupo do Paraná assumiu a autoria do caso. Na manhã desta quinta, o portal segue fora do ar e o endereço está sendo direcionado para o site do governo do estado.

Entretanto, a Polícia Civil ressaltou que já iniciou as investigações sobre os ataques hackers a sites institucionais do Governo da Bahia ocorrido nesta quinta-feira  (20). Segundo a Secretaria  da Segurança  Pública, criminosos mudaram o endereço de alguns sites da estrutura do Executivo baiano, redirecionando para uma página com ataques ao Governo do Estado.

A SSP reforça que não houve vazamento de dados no site da secretaria. A ação criminosa se restringiu ao endereço www.ssp.ba.gov.br, onde estão reunidas apenas informações públicas. Técnicos da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB), onde o site está hospedado, também atuam para identificar a origem do ataque e solucionar em definitivo o problema.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp