Polícia

Saiba quem são os mais procurados da Bahia e como você pode ajudar a prendê-los

Alberto Maraux/SSP-BA
Os homens mais procurados da Bahia fazem parte do Baralho do Crime, da SSP  |   Bnews - Divulgação Alberto Maraux/SSP-BA

Publicado em 22/07/2022, às 05h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Eles são homicidas, traficantes e assaltantes. Pessoas com diversas passagens e que vivem às escondidas em dissonância com a Justiça. São considerados os mais perigosos da Bahia pelas autoridades policiais do estado. E sim, você, que é civil, pode ajudar a prendê-los com apenas um telefonema. Uma ligação anônima com qualquer informação que possa fazer os agentes policiais chegarem até eles. 

O Baralho do Crime, criado pela Secretaria de Segurança Pública do estado da Bahia (SSP-BA) em 2008, é um catálogo com as informações daqueles mais procurados. São 52 cartas, contendo os 4 naipes. Os “Ás” ocupam o topo da lista de periculosidade.  

Um deles, o "Ás de Copas”, é o Sidmar Soares dos Santos, conhecido como “Bolota”. O itabunense pegou uma pena de 18 anos por ter sido apontado como o responsável pela morte de dois homens. Os crimes aconteceram em 2005 e 2009. O primeiro foi dentro do Conjunto Penal de Itabuna. 

x
Bolota foi adicionado ao Baralho do Crime em 2019 (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Em 2013, ele foi levado para cumprir a pena na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, localizada na zona rural da capital do Mato Grosso do Sul. 

Bolota é um dos integrantes da facção criminosa denominada “Raio A”, que atua em Itabuna. Ele foi adicionado ao Baralho do Crime em 2019. A suspeita é de que o foragido tenha migrado para o Rio, mais precisamente para o Complexo da Penha.  

Outro foragido

Em dezembro de 2014, ônibus foram apedrejados e incendiados nos bairros de Valéria e Pernambués, em Salvador. Os policiais chamados para atender as ocorrências foram recebidos a tiros. Os ataques aos veículos e aos agentes teriam sido feitos em represália à morte de uma liderança do tráfico de drogas durante uma troca de tiros com a polícia.

Uma das pessoas que estava por trás da ação criminosa era Alan Santos Fonseca, o Junior Pial, ou JP. Ele chegou a ser preso na companhia de um comparsa dias após os ataques. Os homens foram flagrados a bordo de um veículo, na região do Retiro, portando uma pistola de calibre ponto 40, com dois carregadores municiados.

s
Em 2020, enquanto estava custodiado Junior Pail não retornou após 'saidinha' (Foto: Reprodução/SSP-BA)

À época, ele foi apontado como integrante da facção Katiara e o responsável pelas bocas de fumo de Nazaré das Farinhas e Maragogipe, cidades do Recôncavo baiano. Além disso, ele também atuava na capital baiana. Em 2020, enquanto estava custodiado no Conjunto Penal de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), o homem foi beneficiado com uma saída temporária, mas não retornou.

O Baralho do Crime completo pode ser acessado no site da SSP-BA. Quem tiver informações sobre os criminosos procurados pode entrar em contato com a polícia através do Disque Denúncia, por meio dos telefones de números (71) 3235-0000 (capital) e 181 (interior).

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp