Salvador

Associação Nacional das Baianas de Acarajé emite nota de repúdio sobre intolerância com profissional do Pelourinho

Montagem/BNews
Baiana foi vítima de comentários racistas por turistas   |   Bnews - Divulgação Montagem/BNews

Publicado em 16/11/2021, às 10h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação Nacional das Baianas de Acarajé emitiram uma nota de repúdio após um vídeo ser gravado no último sábado (16) no Pelourinho, em Salvador, quando turistas fazem comentários de intolerância religiosa contra uma baiana de acarajé. 

O caso ganhou repercussão e os perfis dos suspeitos foram desativados. A vítima, identificada como Eliane de Jesus, disse em vídeo que se sentia “muito ferida e indignada”. 

De acordo com a nota, a entidade destaca a “importância em não disseminar o racismo, preconceito e de forma perversa de dar continuidade aos maus-tratos que só geram dores e tristezas”.

Leia também: 

Turistas explicam por que zombaram de baiana no Pelourinho

Ato simbólico marcará o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Leia na íntegra: 

"Nós, da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, alertamos a todo instante sobre a importância em NÃO disseminar o racismo, preconceito e forma perversa de dar continuidade aos maus-tratos que só geram dores e tristezas.

Por essa razão, viemos em público acolher essa Senhora, que não é Baiana de Acarajé, mas ganha seu sustento no ponto turístico de Salvador com seu dom de cura com as folhas e boas energias, acolhendo baianos e turistas que solicitam seu serviço. Por tanto Senhor @Ludivickrego e toda sua cúpula que compactua em continuar as chibatadas em nosso povo de negro, de axé e que ganha o sustento da sua família com trabalho digno, merece nosso total respeito e empatia, não vamos tolerar essa sua afirmação tão absurda e cheia de deboche.

O Novembro Negro existe para que pessoas como você se eduque e busque dissolver o racismo estrutural para que o mesmo não seja reproduzido".

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp