Polícia

SEAP anuncia novas medidas após fuga de detentos

Geop Capital/Divulgação
Fuga de sete detentos do BDM culminou em reforço feito pela SEAP  |   Bnews - Divulgação Geop Capital/Divulgação
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 25/10/2023, às 12h48 - Atualizado em 01/11/2023, às 13h50


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) anunciou medidas de reforço da segurança nos presídios da Bahia. A decisão foi tomada após a fuga de sete traficantes que fazem parte da liderança da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Entre as medidas tomadas, está a instalação de aparelhos Body Scan, que serão instalados em todas as unidades prisionais que não contam com a tecnologia. A chegada do aparelho poderá evitar a entrada de ilícitos na cadeia.

O Body Scan é um equipamento de inspeção corporal que funciona por meio da emissão de baixas doses de raios-X. A tecnologia permite observar o que a pessoa revistada carrega tanto fora do corpo — dentro das roupas ou por baixo delas — quanto dentro dele.

Com isso, é possível identificar drogas, armas e outros objetos considerados ilícitos no acesso de qualquer pessoa a uma unidade prisional. Já possuem o equipamento os conjuntos penais de Lauro de Freitas; Masculino; de Serrinha; de Itabuna; de Vitória da Conquista; de Irecê; de Brumado; de Eunápolis; e de Barreiras. 

Nas unidades que aguardam a chegada do Body Scan, são utilizados equipamentos como raquete e porta detectora de metais.

Também está previsto para serem instaladas telas na parte superior de todas as unidade, para evitar o arremesso de ilícitos. O telamento já está na fase de aquisição e as instalações devem iniciar na segunda quinzena de novembro desse ano.

A expectativa ainda é de aumento do efetivo da Polícia Penal, abrindo mais de 400 vagas. O processo já se encontra na Casa Civil para ser autorizado pelo Governador.

A SEAP também informa estar ampliando o arsenal bélico com a aquisição recente de armas como espingardas calibre 12, carabinas Ctt. 40 e pistolas Glock G22 5 Geração 40. Somado a isso, mensalmente a secretaria vem promovendo cursos de capacitação para o uso do armamento institucional e de menor potencial ofensivo como os espargidores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp