Polícia

Sindicato contabiliza mais de mil roubos e furtos a motoristas por app em Salvador

Reprodução/Vídeo
Foram 1.131 ocorrências relatadas pelos profissionais ao Sindicato dos Motoristas por Aplicativo da Bahia (Simmactter) no ano passado, contra 985 casos de 2021  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 17/01/2023, às 05h00   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O número de roubos e furtos a motoristas por aplicativo em Salvador cresceu quase 15% em 2022 na comparação com o ano anterior. Em números reais, foram 1.131 ocorrências relatadas pelos profissionais ao Sindicato dos Motoristas por Aplicativo da Bahia (Simmactter) no ano passado, contra  985 casos de 2021.

De acordo com a entidade, a média diária de roubos e furtos passou de 2,7 para 3,1 na capital baiana entre os anos analisados. Sobre os casos de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte, oito motoristas foram alvo desse tipo de crime em 2022, número quatro vezes maior se comparado ao ano anterior, quando dois profissionais perderam a vida.

Esse ano, até o dia 13 de janeiro, nove profissionais relataram ter sido alvos de roubos e furtos e uma morte foi registrada.

"Não basta a polícia prender se a Justiça deixa a brecha da audiência de custódia para libertar esses bandidos em poucas horas, fazendo com que a vida do crime valha a pena. Estamos cansados de chorar a dor dessas famílias que perdem pais, filhos e irmãos de uma forma tão cruel, enquanto eles trabalham", afirma o presidente do Sindicato e vereador de Salvador, Átila do Congo (Patriota).

Segundo o edil, os motoristas por aplicativo representam uma importante força de trabalho, mas são desamparados pelo Judiciário, pelas próprias empresas que gerenciam as plataformas de mobilidade e pelo Governo Federal.

"A insegurança é uma infeliz realidade das metrópoles, mas as empresas que insistem em recuar na responsabilidade daqueles que trabalham horas por dia para garantir que o dinheiro chegue ao topo, não oferecem nenhum tipo de resguardo, nada para eles ou os familiares. Não podemos esquecer também do Governo Federal que liberou incentivo para caminhoneiros e taxistas, os motoristas por app ficaram sem nenhuma verba, isso é inadmissível. Precisamos de respeito e apoio", completou.

BNews procurou a Polícia Civil para comentar os dados do sindicato, mas não recebeu retorno até a publicação da matéria. Ela será atualizada assim que um posicionamento for enviado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp