Polícia

Sobe o número de atendimentos para mulheres vítimas de violência doméstica

Reprodução Agência Brasil/ Foto: PCES
Na Bahia, a primeira fase da operação alcançou cerca de 4 mil pessoas  |   Bnews - Divulgação Reprodução Agência Brasil/ Foto: PCES

Publicado em 02/04/2024, às 10h30   Dandara Amorim


FacebookTwitterWhatsApp

Em números divulgados pelo Ministério da Justiça, durante  a Operação Átria, articulada no mês de março, os atendimentos dedicados para mulheres que foram vítimas de crimes de violência de gênero registraram um crescimento de 63%. No ano passado 79.586 mulheres foram atendidas, já em 2024, a ação acolheu 129.932.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A operação nacional tem a parceria das Secretarias de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal, além da participação de 1.765 municípios, com investimento de R$1,6 milhão.

Ao todo, foram realizadas 10.475 prisões e as principais ocorrências foram de descumprimento de medida protetiva de urgência, ameaça, lesão corporal, injúria, sequestro e cárcere privado, perseguição, estupro e feminicídio.

Operação Átria na Bahia

Polícia Civil realiza diligência em Operação Átria
Foto: Ascom-PC / Divulgação
Na primeira fase dessa ação nacional no estado baiano, a Polícia Civil da Bahia divulgou que mil procedimentos policiais e mais 90 atividades educativas, que alcançaram cerca de 4 mil pessoas.
A operação deflagrada em março tem foco em combater a violência de gênero, com foco especial nos feminicídios e nos crimes contra a dignidade sexual, bem como ampliar o alcance dos serviços de Polícia Judiciária baiana. 
Os números da primeira etapa publicados resume ação nas diversas regiões da Bahia, 43 prisões em flagrante realizadas, quatro adolescentes foram apreendidos, foram indiciados 223 acusados em inquéritos concluídos e remetidos ao Poder Judiciário, além da instauração de mais 184 inquéritos, a condução de 12 suspeitos para delegacias e a condução em flagrante de quatro adolescentes.
Além disso, a Polícia Civil registrou 328 boletins de ocorrência, apreendeu duas armas de fogo, três armas branca e solicitou 216 medidas protetivas de urgência a favor de mulheres, à Justiça.
Ainda aconteceu as atividades educativas, as quais foram contablizadas 93 atividades, entre panfletagem, palestras e rodas de conversa, alcançando 4016 pessoas, além das ações em conjunto com outros órgãos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp