Polícia

SSP-BA apresenta projeto que facilita cessão de imagens de sistemas de segurança de empresas privadas

Divulgação // SSP // Vitor Barreto
Projeto Câmera Interativa facilita cessão de imagens de sistemas de segurança de empresas privadas  |   Bnews - Divulgação Divulgação // SSP // Vitor Barreto

Publicado em 10/08/2022, às 17h47   Redação BNews



A interação entre as iniciativas pública e privada para auxiliar a segurança pública através do compartilhamento das imagens das câmeras voltadas para áreas externas de estabelecimentos foi o principal tema do encontro realizado na Sala de Situação do Centro de Operações e Inteligência, no CAB, na tarde desta quarta-feira (10).

Recepcionados pelo subsecretário da pasta, Hélio Jorge Paixão, empresários e representantes dos maiores shopping centers de Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana conheceram o projeto Câmera Interativa, que visa a promover o acesso da Secretaria da Segurança Pública  às imagens de áreas externas captadas por câmeras privadas.

"O projeto Câmera Interativa permite aumentar a capilaridade das imagens disponibilizadas para a segurança pública, unindo-se ao aporte que já é oferecido pela SSP através  das câmeras convencionais e  inteligentes em expansão em todo o estado", lembrou o subsecretário.

O major Jurandilson Nascimento, diretor de Tecnologia da Informação da SSP, fez a apresentação do projeto e explicou as condições necessárias para a adesão das empresas e estabelecimentos, bem como os benefícios trazidos para a segurança pública, tanto na prevenção, quanto no auxílio à elucidação de crimes. 

Ele lembrou que o projeto foi regulamentado por decreto estadual, que também apresenta todas as especificações técnicas e procedimentos necessários para adesão. "Em resumo as empresas autorizam a cessão das imagens em tempo real para SSP, mas apenas das câmeras voltadas para locais públicos, como ruas, praças etc", disse.

Para participar, basta acessar o portal da SSP (www.ssp.ba.gov.br) e clicar no link do projeto, onde todo o passo a passo está disponível. 

No encontro também foram apresentados os modelos de videomonitoramento utilizados pela SSP, a exemplo dos sistemas de reconhecimento facial e de placas, entre outros métodos de utilização da tecnologia para a proteção de espaços físicos considerados críticos.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp