Polícia

SSP-BA vai integrar grupo de trabalho do Ministério da Justiça para discutir nova fase do Celular Seguro; entenda

Vitor Barreto | Ascom SSP
Grupo de discussão será formado por membros do ministério e dos 11 estados selecionados  |   Bnews - Divulgação Vitor Barreto | Ascom SSP

Publicado em 05/08/2024, às 11h16   Silvânia Nascimento



A Bahia está entre os 11 estados selecionados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para integrar um grupo de trabalho que discute a elaboração da nova fase do Celular Seguro, programa do Governo Federal idealizado para reduzir o risco de golpes após o cidadão ter o aparelho roubado, furtado ou extraviado.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Conforme informações divulgadas pelo Minsitério da Justiça, além da Bahia, também farão parte do grupo os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Nesta nova fase do programa, o ministério e as secretarias de segurança pública dessas respectivas localidades terão como principal referência, o modelo inovador implantado no Piauí. Lá, o governo estadual criou um programa de computador para armazenar os dados de Imei dos aparelhos celulares que possuem registro de boletim de ocorrência no estado.

Ainda segundo o MJSP, a partir desses registros, as operadoras, por meio de solicitação da Justiça, informarão se há uma nova linha sendo usada pelo aparelho cadastrado no programa. Caso sim, os donos dessas linhas habilitadas em aparelhos com registro de furto ou roubo são então intimados, via WhatsApp, a comparecer a uma delegacia para esclarecer a situação.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)