Polícia
Ao menos 30 tentativas de fraudes foram identificadas pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) durante emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), na Bahia. O número corresponde ao período de janeiro a abril deste ano.
Segundo divulgado pelo Departamento de Polícia Técnica (DTP), órgão responsável pelo IIPM, os fraudadores tentaram obter as carteiras utilizando dados diferentes daqueles que possuíam em identificação anterior, ou de outras pessoas. O crimes conseguiram ser evitados com o suporte de um novo sistema de identificação civil implantado em julho de 2024. Com ele é possível verificar no sistema se a pessoa que solicita o novo RG já possui dados biométricos cadastrados.
“A avaliação do sistema é multibiométrica, desta forma, os dados são cruzados a partir das impressões digitais e fotografias, além dos nomes e filiação”, explicou Gabriel Pereira de Araújo, Coordenador de Investigação e Verificação do IIPM.
Ainda de acordo com o DPT, após a confirmação da tentativa de fraude são emitidos relatórios de investigação para Polícia Civil, Receita Federal e INSS. “A nossa pretensão é que tenhamos cada vez menos tentativas, uma vez que os fraudadores procuram facilidades e o nosso sistema está cada vez mais qualificado para identificar essas situações”, explicou Bruno Fróes, Diretor do Pedro Mello.
Classificação Indicativa: Livre
Lançamento com desconto
Congresso Internacional
cinema em casa
som poderoso
Imperdível