Polícia

Tiroteios e protestos provocam suspensão de aulas e do transporte público no Complexo do Nordeste de Amaralina; PM reforça policiamento

Reprodução/TV Bahia
Protestos tiveram início após criança de 9 anos ter sido baleada a caminho da escola  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Bahia
Redação BNews

por Redação BNews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 10/10/2025, às 11h41



O Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador, vive dias de terror. Desde quarta-feira (8), quando uma criança de 9 anos foi baleada durante uma troca de tiros, a localidade tem sido palco de protestos. Diante do clima de insegurança, o sistema de transporte público na região foi suspenso, e 10 escolas municipais foram fechadas, deixando mais de 2.500 alunos sem aulas.

O menino foi atingido nas nádegas e na mão enquanto ocorria a troca de tiros, no caminho para a escola, acompanhado do pai. Ele foi socorrido por policiais militares e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por exames e cirurgia. A criança corre o risco de ter um dedo amputado.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Após o caso, moradores realizaram protestos na tarde de quinta-feira (9), chegando a atear fogo em objetos para impedir a passagem de veículos. Dois ônibus foram atravessados em diferentes pontos de acesso ao bairro, dificultando o trânsito.

As manifestações fizeram com que os ônibus deixassem de circular no Complexo do Nordeste de Amaralina, formado pelos bairros de Nordeste de Amaralina, Chapada, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas. Segundo a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), a determinação ainda vale para esta sexta-feira (10).

Aulas suspensas

Ainda na quinta, as 10 escolas municipais da região também não funcionaram, deixando 2.547 alunos sem aulas. São elas: Escola Municipal Santo André, Escola Municipal Vale das Pedrinhas, Neusa Nery, Artur de Sales, Teodoro Sampaio, José Calazans, Pedro Nolasco, Vale das Pedrinhas, Zulmira Torres e Comunitária Cristo Redentor, onde estuda a criança baleada.

Na rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) informou que os colégios localizados na área do Vale das Pedrinhas estão abertos, mas registraram "baixa frequência", pois muitos alunos não se sentiram seguros.

Policiamento reforçado

Em nota, a Polícia Militar informou que intensificou o policiamento no Complexo do Nordeste de Amaralina após as ocorrências registradas na quarta-feira.

"A ação tem caráter preventivo e visa garantir a segurança da população, restabelecer a tranquilidade e fortalecer a presença policial em toda a região, por tempo indeterminado", afirmou a corporação.

Participam do reforço equipes das 35ª, 13ª, 12ª e 11ª Companhias Independentes da PM, além do 30º Batalhão, unidade responsável pelo policiamento da área. A ação conta ainda com o apoio de unidades especializadas, como o BPATAMO e o Batalhão Gêmeos, além do suporte aéreo do GRAER, todos atuando de forma integrada sob a coordenação do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM).

"A iniciativa reafirma o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a manutenção da paz social, a segurança da população e o respeito aos direitos humanos. Todas as medidas adotadas visam garantir a tranquilidade dos moradores, comerciantes e transeuntes do Complexo do Nordeste de Amaralina, fortalecendo a presença policial e ampliando a sensação de segurança na região", finalizou a corporação.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)