Polícia

Traficantes montam "feirão do crack e do pó" próximo à Esplanada dos Ministérios; assista

Reprodução/Vídeo
Segundo Polícia Civil, traficantes tinham método sofisticado para evitar que fossem alcançados  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 30/08/2023, às 13h32   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou nesta quarta-feira (30) uma megaoperação para desarticular associações criminosas que se instalaram na área central de Brasília em pontos de venda de drogas. Eles comercializam cocaína, crack e maconha a cerca de 1 km da Esplanada dos Ministérios, na capital federal.

As investigações começaram em setembro de 2021 e identificaram dois grupos que agiam em parceria na Rodoviária do Plano Piloto, em um shopping e em outros locais da região.

No primeiro grupo, liderado por um homem de 30 anos, os integrantes se autodenominavam membros da “Família 33”, em referência ao artigo da Lei Antidrogas que tipifica o crime de tráfico ilícito de entorpecentes. A segunda, por sua vez, era liderada por um homem de 38 anos que comandava o comércio de cocaína e maconha também no entorno. 

Segundo as investigações, os criminosos responsáveis pelo transporte das drogas recolhiam os entorpecentes no local onde ficavam armazenados no horário em que o efetivo das forças de segurança mudava de turno. As drogas eram entregues para os responsáveis pela guarda e vigilância dos produtos, que os escondiam em diversos pontos. 

Em seguida, outros membros repassavam a mercadoria em pequenas quantidades para os traficantes responsáveis pela venda aos usuários, como dependentes químicos, adolescentes e pessoas em situação de rua. O pagamento era entregue a outros integrantes das quadrilhas.

Já os associados responsáveis por guardar os itens e valores obtidos pela venda das drogas trabalhavam no Centro de Brasília como ambulantes, flanelinhas, vigias e taxistas. Na maioria das vezes, a polícia prendia apenas suspeitos de vender as drogas. Mas por causa da pequena quantidade que apreendida, eles eram autuados apenas pelo porte.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp