Polícia

VÍDEO: Guarda Municipal dispara durante abordagem no Pelourinho e gera revolta entre moradores

Reprodução / Vídeo
Abordagem no Pelourinho é registrada e Guarda Civil Municipal (GCM) se pronuncia sobre ocorrido  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Vídeo
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 11/02/2025, às 01h14



Um Guarda Municipal foi flagrado durante uma abordagem no Centro Histórico de Salvador, o Pelourinho, realizada na tarde desta segunda-feira (10). moradores da região acusaram o agente da segurança de abusar do seu poder ao realizar disparos.

Na cena, é possível identificar o servidor realizando a abordagem de suspeitos de realizarem tráfico de entorpecentes na região e disparando após uma resistência dos envolvidos (assista ao vídeo abaixo).

Ao BNews, a assessoria da Guarda Civil Municipal (GCM), revelou que o homem teria reagido à abordagem e por isso foi o agente agiu de tal forma.

"Em relação a uma ação ocorrida no Pelourinho, na tarde desta segunda-feira (10), esclarecemos que uma guarnição da Guarda Civil Municipal (GCM), em ronda de rotina, foi acionada após receber informações sobre indivíduos na localidade que estavam fazendo tráfico de entorpecentes. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram indivíduos com as características informadas e tentaram realizar a abordagem. Durante o procedimento, o indivíduo resistiu à ação dos agentes, tornando necessário o uso da força para garantir a segurança do efetivo e da população", informaram.

Ainda segundo o comunicado da GCM, um disparo foi realizado devido a aproximação de civis dos homem que estava sendo detido. "De acordo com o relato dos agentes, um disparo foi efetuado para dispersar um homem que se aproximava constantemente da guarnição de forma agressiva, representando risco iminente à integridade física dos agentes", detalharam.

Após o ocorrido, o suspeito foi encaminhado para à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris, em que recebeu o atendimento médico para retirar os dardos da pistola de condutividade elétrica, e logo após conduzido para a Central de Flagrantes.

"A Guarda Civil ressalta que seguirá apurando todos os fatos através da Corregedoria, incluindo a análise do vídeo em questão, a fim de esclarecer todos os detalhes da ocorrência", finaliza.

Abordagem x Esgotamento dos agentes da segurança

Apesar de neste caso possuir uma explicação para o comportamento do Guarda Municipal durante à abordagem, é notável como ainda existem muitas casos de violência extrema durante essas ações. Em conversa com o BNews, Marcelo Rocha, que é Guarda Civil Municipal de Salvador, e atualmente trabalha no Sindicato dos Servidores Públicos de Salvador (Sindseps), destacou o que leva um profissional a tomar tais atitudes durante o serviço.

“Em nossa área de atuação, é primordial algumas questões para que essas sejam cada dia mais assertivas e hoje enfrentamos muitas dificuldades para exercer nossa atividade. Falando sobre o que é necessário para o uso progressivo da força, como você vê na imagem, tem um outro cidadão próximo do colega que estava tentando  conduzir a ocorrência, é utilizado por algumas forças elementos de menor potencial letal, uma delas é a ARMA DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA, equipamento imprescindível para nossa atividade pois, ajuda nessas ocorrências, além desse tem espargidor, BP 60, entre outros que deveriam ser fornecido pela instituição, mas essa não investe de uma forma mais adequada nesses equipamentos”, reforçou.

Marcelo reforça que o esgotamento do profissional e a falta de apoio que recebem das instituições, o que pode acarretar em um descontrole que não é ideal para agentes da segurança. “Porém, é necessário salientar que muitos de nós estamos exaustos por ter que trabalhar tanto, para repor as perdas salariais sofridas, por isso temos que trabalhar muitas horas para completar nosso salário, o que nos leva a estafa e um AGENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA, precisa ter tranquilidade para exercer suas atividade, uma pessoa que trabalhar armado, pondo sua vida em risco, todos os dias que sai para trabalhar e ter um vencimento de 1622, como é a de parte da categoria, influencia de forma negativa na vida dessa pessoa”, finalizou.

Confira outras matérias:

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp