Polícia

Vídeo mostra brasileiro suspeito de matar policial francês sendo preso; assista

Reprodução/Vídeo
Policial francês foi morto durante operação contra garimpo ilegal  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 09/04/2023, às 16h03   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

Um vídeo divulgado no sábado (8) mostra um brasileiro de 20 anos, que ainda não teve a identidade divulgada, sendo detido na Guiana Francesa sob suspeita de matar o policial francês Arnaud Blanc no final de março.

Blanc foi baleado quando participava de uma operação contra o garimpo ilegal, atividade praticada na região quase que com exclusividade por brasileiros, segundo as autoridades do país.

De acordo com o Grupo de Intervenção da Gendarmaria Nacional (GIGN), o homem foi detido em meio a floresta do departamento francês após anunciar que iria se entregar. A prisão aconteceu em Dorlin, na mesma região em que o policial foi morto.

As investigações das autoridades francesas apontam que o suspeito fazia parte de um grupo que assaltava garimpos ilegais. O brasileiro deverá se apresentar a um juiz de custódia e ser submetido à prisão nas próximas horas.

Blanc era pai de dois filhos e membro da GIGN, um grupo considerado de elite dentro das forças policais francesas, especializado em operações de alto risco. Ele se deslocou com outros nove colegas de helicóptero para uma ação na região da jazida de Dorlin, onde havia sido localizado um garimpo ilegal, nas proximidades do município de Maripasoula, no centro do território francês.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Após dois dias de caminhada, o grupo de Blanc motou acampamento há cerca de um quilômetro de distância do alvo. Na madrugada do dia seguinte, começaram a operação para desmantelar o garimpo.

No local, o grupo foi alvo de tiros dos garimpeiros. Os franceses revidaram, mas Blanc acabou baleado duas vezes. Desde a morte de Blanc, mais de 500 policiais foram acionados para investigar e encontrar os envolvidos em sua morte.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp