Polícia

A violência contra a mulher aumentou? delegada explica porquê essa ideia tem se disseminado; assista

Reprodução/ Vídeo
A explicação foi dada durante a participação da delegada no podcast JusNews, da BNews TV  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Vídeo
Letícia Rastelly

por Letícia Rastelly

[email protected]

Publicado em 21/03/2023, às 21h29


FacebookTwitterWhatsApp

Um grande mito foi desconstruído pela delegada Bianca Torres, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Brotas (Deam/Brotas), em Salvador, nesta terça-feira (21), durante sua participação no podcast JusNews, da BNews TV. Ao contrário do que muita gente reproduz, os casos de violência contra a mulher não estão aumentando, mas sim a quantidade de vítimas que têm denunciado os seus agressores, graças a tecnologia.

Ela citou, ao longo do programa, as diversas formas em que a mulher pode denunciar, desde o disque-denúncia, email ou mesmo registrar o boletim de ocorrência junto a Delegacia Virtual, tornando mais fácil a denúncia. “Na maioria dos crimes a vítima não precisa se deslocar até a delegacia, salvo os crimes que deixam vestígios, como lesão e estupro. Mas crimes como ameaça, difamação, injúria, ela pode registrar pelo celular, pelo computador, a ocorrência, que chega até a autoridade policial”.

A desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Nágila Brito, também comentou como a tecnologia tem sido usada, principalmente após a pandemia, onde foram criadas novas ferramentas de comunicação entre a Justiça e comunidade, exatamente por causa do isolamento social.

“Eu solicitei um telefone para WhatsApp, porquê percebemos que as medidas protetivas foram caindo, porquê elas [vítimas] não estavam tendo acesso a delegacia. Então começamos a fazer uma busca ativa por aquelas mulheres que já tinham medida protetiva para ver se estavam precisando de alguma coisa”.

Nágila citou também que logo depois foi criado o aplicativo, onde as vítimas podem solicitar a prorrogação das MPs, além, é claro, da opção de entrar em contato por telefone e por email.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp