Polícia

"Vovô te perdoa", declarou avô de criança que ateou fogo em casa com familiares

Reprodução/Redes sociais
Avô de criança que incendiou apartamento contou detalhes sobre comportamentos da menina  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 17/10/2023, às 15h59   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

O avô da criança suspeita de ter ateado fogo no apartamento onde estavam os avós, em Minas Gerais, deu fortes declarações em entrevista ao jornal O Globo. O idoso, de 70 anos, precisou pular do quarto andar do prédio para escapar das chamas junto à avó da menina, de 52 anos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Após ter o pedido para usar o celular negado, a criança ateou fogo no apartamento, trancou os avós e desceu para o playground para andar de patins. Apesar da ato chocante, o avô afirma não guardar mágoas. "Sou como um pai para ela. Ela é meu xodó", afirmou. 

O avô não sofreu qualquer problema na queda do quarto andar, que foi amortecida por colchões colocados por vizinhos. A esposa do homem, no entanto, está internada para uma cirurgia nas pernas já que, ao saltar, quebrou dois dedos de um pé e o tornozelo.

O homem conta ainda que, junto à mulher, cria a neta para ajudar a filha, que é separada do pai da criança e trabalha fora.

Ao O Globo, ele contou que a menina começou a apresentar sinais de um comportamento que a família considerava fora do normal desde muito cedo. "Com um ano e meio, ela pegou cocô e saiu espalhando na própria roupa, na televisão, na cama. Isso não era normal", se recorda o avô. Ele ainda lembra que, na época, a menina já usava o vaso sanitário.

"Depois, aos seis, sete anos, fugiu de casa e só foi encontrada na casa do padrinho cinco bairros daqui de casa. Ela oscila, às vezes tá muito calada, outras horas muito falante, às vezes triste, outras muita alegre. Ela toma medicação para controlar (os sintomas) desde muito pequena, mas não tem cura, infelizmente".

'Tribunal da internet'

O avô da criança também afirmou se preocupar com o 'tribunal da internet'. Segundo ele, não se pode afirmar com certeza que foi a neta a responsável pelo incêndio que começou pelo sofá da sala.

"Eu não vi, estava dormindo", disse. "Na internet tem 36 milhões de pessoas massacrando minha neta, e ninguém para ajudar", completou.

Ele afirmou ainda que conversou com a neta rapidamente após o ocorrido. Segundo ele, não quis se aprofundar no assunto para não aumentar o sofrimento dela. "Eu só disse que ela não tem culpa de nada, falei 'o vovô te perdoa'".

"Ela toma remédio há muitos anos para controlar a doença. É muito querida. Há problemas pontuais. Na escola, às vezes, ela fica agressiva e vai para a secretaria, mas eles já sabem do caso. Os professores a elogiam muito, dizem que ela é muito inteligente. De fato é mesmo, gosta de artes, desenha muito bem. Aquele trem (o celular) vai fuçando a mente da pessoa e leva a fazer esse tipo de coisa", afirmou o avô.

A menina, agora, está sob acompanhamento de psicólogos. Ela se calou sobre o ocorrido. Não afirma, nem nega que cometeu o incêndio. A Polícia Civil investiga o caso.

Uma vaquinha para ajudar o casal, que perdeu todos os móveis e eletrodomésticos, está sendo feita por vizinhos. A família pode receber doações pelo Pix ([email protected]).

As informações são do jornal O Globo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp