Política

Festival comemora Dia do Samba de Roda em São Francisco do Conde

Publicado em 21/11/2014, às 07h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Começa nesta sexta-feira (21) o II Festival de Samba de Roda do Recôncavo, em São Francisco do Conde. O evento promovido pela Prefeitura da cidade, distante 69 quilômetros de Salvador, tem o objetivo de festejar o samba tradicional do Recôncavo baiano. Desde o ano passado, São Francisco celebra o Dia Nacional do Samba de Roda, comemorado em 25 de novembro, com um festival. A data foi escolhida porque em 2005 a Unesco declarou oficialmente o Samba de Roda Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.
Na sexta e sábado, a partir das 18 horas, grupos tradicionais da região ocuparão o palco armado na Orla Marítima. No domingo a programação começa às 15 horas. Segundo o prefeito Evandro Almeida, o festival é uma investida da gestão para prestigiar o jeito típico de tocar, cantar e dançar o samba no Recôncavo baiano, sobretudo o chula. “Trabalhamos para essa realização, através da Secretaria Municipal de Cultura e em parceria com a Associação de Sambadores e Sambadeiras da Bahia", disse. "É responsabilidade do poder público ajudar na preservação desse patrimônio, que tem características tão próprias e marcantes do nosso povo”.
O samba de roda é uma manifestação cultural que começou ainda no período do Brasil Colônia, com as festas realizadas pelos escravos. Os trabalhadores das lavouras da cana-de-açucar e do fumo criaram a variação da música, dançada em roda, com mulheres com saias rodadas e os homens elegantes, bailando com passos curtos, com pés rentes ao chão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp