Política

Youssef deve depor pela última vez como parte do acordo de delação

Publicado em 25/11/2014, às 07h18   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O doleiro Alberto Youssef, considerado o líder do esquema bilionário de lavagem e desvio de dinheiro revelado pela Operação Lava Jato, deve depor pela última vez na tentativa de obter benefícios da delação premiada nesta terça-feira (25). Youssef está detido na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde março deste ano. Conforme a Polícia Federal (PF), o acordo de delação premiada foi firmado no dia 24 de setembro. Os depoimentos estão sendo prestados desde o dia 2 de outubro. Ainda conforme a PF, os relatos são gravados em um arquivo e guardados em um cofre. Youssef tem mais de cem horas de depoimento, conforme a PF. A assessoria da corporação não informou o horário do depoimento do doleiro nesta terça.
Se depois de concluídos os depoimentos ficar comprovada a veracidade das informações que Youssef forneceu, o acordo de delação premiada será homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, Youssef poderá obter benefícios como, por exemplo, redução de pena. Outro dos vários presos na operação Lava Jato Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, também fez um acordo de delação premiada. Atualmente ele cumpre prisão em regime domiciliar no Rio de Janeiro usando uma tornozeleira eletrônica para não fugir.
As investigações apontam que o esquema liderado por Youssef deve ter movimentado cerca de R$ 10 bilhões. Além do envolvimento do doleiro em atividades de câmbio negro, a Polícia Federal também apura a atuação dele como operador de um esquema de desvios na Petrobras, com o objetivo de abastecer o caixa de partidos políticos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp