Política

Com 80% de abstenção, grupo comandado por PT e PCdoB vence eleição para DCE-Ufba

Publicado em 02/12/2014, às 08h01   David Mendes (Twitter: @__davidmendes)



Com uma abstenção que ultrapassou a barreira dos 80%, maior índice já registrado na história, a maioria dos 7.250 alunos – são 40 mil – da Universidade Federal da Bahia (Ufba) que votaram no pleito para escolha dos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) escolheu a Chapa 4 – “Mandacaru” para comandar a entidade máxima dos estudantes do centro acadêmico em 2015 e 2016.
Com mais uma vitória, o grupo, composto em sua maioria por filiados do PT e do PCdoB, completará 12 anos à frente do DCE. A chapa, que chegou a ser acusada nas redes sociais de enxertar neste pleito nomes de estudantes sem autorização, recebeu 3.028 votos. A segunda mais votada foi a chapa "É Tempo De Mudar", que obteve 2.475 votos. Na terceira posição ficou a Chapa 1 – “Estudantes Não Alinhados”, que recebeu 978 votos.  
O atual coordenador, Yuri Brito, que ameaçou apedrejar carros contrários à presidente Dilma Rousseff e ao PT, será substituído pela correligionária e estudante de Direito Lorena Pacheco. O Conselho Universitário, composto por 12 membros, será representado por cinco integrantes da Chapa 4, cinco da Chapa 3 e dois da Chapa 1.
Apesar do descrédito claramente evidenciado no desinteresse dos mais de 32 mil universitários que não compareceram às urnas, a Mandacaru promete uma atuação “democrática e participativa”, já que o atual modelo de Movimento Estudantil é considerado por muitos como falido. “Os próximos períodos devem ser de lutas, e sem unidade teremos derrotas em vez de conquistas”, postou o grupo logo após a confirmação da vitória em sua página no Facebook.
Quem também comemorou a eleição da Mandacaru foi o deputado federal Valmir Assunção (PT). A alegria do parlamentar não poderia ser diferente, já que contou nas eleições deste ano com o apoio dos integrantes do atual DCE, que, inclusive, fizeram abertamente ampla campanha nos campus para o petista. “Os estudantes da Ufba mostraram que não se sentem representados pelos ideais da direita brasileira”, afirmou o petista, ao acusar a Chapa 1 de ser apoiada pelo DEM e pelo PSDB.
Leia também:
Pela 1ª vez, DCE da Ufba pode ser ocupado por alunos sem vínculos partidários
Coordenador do DCE Ufba ameaça apedrejar carros com adesivos contrários a Dilma
Publicada no dia 1° de dezembro de 2014, ás 17h02

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp