Política

Imbassahy vai convocar Erenice para investigar 'omissão do governo'

Publicado em 02/12/2014, às 06h16   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, informou que a bancada do partido na CPI mista da Petrobras irá protocolar requerimento de convocação de Erenice Guerra, ex-secretária executiva da Casa Civil na gestão Lula. Imbassahy também irá ingressar com representação junto ao Ministério Público Federal contra Erenice e Lula, solicitando uma análise aprofundada sobre o que motivou o governo a ignorar alertas que recebeu sobre irregularidades na Petrobras.
O pedido de convocação de Erenice baseia-se em email revelado em reportagem da revista Veja, enviado, em 2007, a ex-secretária, à época, braço direito da então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por um advogado da estatal junto ao TCU (Tribunal de Contas da União). Na mensagem, o advogado teria avisado o Planalto dos riscos de a Petrobras continuar contratando obras sem licitação apesar das advertências do TCU. De acordo com a publicação, Erenice teria ignorado o aviso.
Já ao Ministério Público Federal, Imbassahy pedirá que sejam apuradas as providências que foram ou deixaram de ser tomadas diante dos alertas feitos. O TCU sugeriu o corte no repasse de verbas a quatro obras da Petrobras com indícios graves de irregularidades, entre elas a refinaria Abreu e Lima. O Congresso Nacional atendeu à orientação do TCU e aprovou a suspensão dos repasses, mas Lula vetou.
 “Ao que sabemos, não foi por falta de avisos que o governo petista deixou de mandar investigar o que estava acontecendo na Petrobras. É difícil acreditar que, diante de tantos alertas, ninguém desconfiou que algo de muito errado acontecia na maior estatal brasileira. Há de ser investigar porque nada foi feito para deter a quadrilha que saqueou a companhia: no mínimo houve omissão ou conivência”, afirmou o líder.
Publicada no dia 1° de dezembro de 2014, ás 17h19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp