Política

Após convite de Rui Costa, PSB se aproxima da gestão petista novamente

Publicado em 11/12/2014, às 05h57   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

Após a senadora Lídice da Mata se lançar candidata a governadora da Bahia nas eleições de outubro pelo PSB, tendo como um dos adversários um antigo aliado, o PT, a legenda tende a se reaproximar do governo, agora com Rui Costa no comando a partir de janeiro de 2015. Embora tenha seguido sozinho no primeiro turno com candidatura própria, o PSB baiano apoiou a candidatura da presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno.

“Rui nos convidou porque somos aliados históricos. Como governador, é até um gesto consciente dele porque ele quer aliar forças de esquerda em torno de si”, afirmou o secretário geral do PSB, Rodrigo Hita, ao Bocão News. “Estamos conversando sobre como os deputados vão se comportar na Assembleia Legislativa, sobre política, reforma”, contou. Questionado se a aproximação passa por exigência de espaço como algum cargo ou secretaria no governo Rui, Hita diz que não. “A princípio não”, sintetizou, mas se acontecer o convite, a proposta não será descartada de imediato. “Se houver, vamos discutir entre os interesses do partido”, assegurou.

Distante da atividade política desde que deixou Secretaria de Turismo do Estado, o ex-deputado federal e estadual Domingos Leonelli (PSB) afirma que a legenda se afastou no período da eleição e que só retornaria “se houvesse um convite muito específico”. Ele, no entanto, diz que se manterá afastado e seguirá tocando seus projetos pessoais voltados para promoção da festa de São João no país.

O vereador Sílvio Humberto também nega que a aproximação passe por negociação de cargos. “Nossa conversa foi sobre reforma administrativa e diretrizes políticas”, contou o edil. Militante do movimento negro, Humberto negou que tenha sido convidado para assumir a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e recusado o convite, mas afirmou que se fosse chamado, iria analisar a proposta. “Fui eleito para ser vereador, tenho militância no movimento negro, mas fui eleito para ser vereador. Mas iria estudar junto ao partido uma proposta para colaborar com a promoção da igualdade racial”, disse o socialista.

Leia mais:

Prefeitos do PSB que apoiaram Rui Costa perderam comando do partido

PSB será independente na Assembleia Legislativa da Bahia, diz Lídice

PSB anuncia que filiados não podem ocupar cargos no governo petista
Publicada no dia 10 de dezembro de 2014, às 11h37

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp