Política

‘Abismo social’: carta do Nordeste será encaminhada a Dilma Rousseff

Publicado em 11/12/2014, às 06h26   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Os nove governadores eleitos da região Nordeste estão reunidos em João Pessoa, na Paraíba, desde ontem (9) para formularem um documento, intitulado ‘Carta do Nordeste’, com 15 reivindicações a ser entregue à presidente Dilma Rousseff (PT). O novo chefe do Executivo baiano adiou a apresnetação do seu secretariado para participar do encontro. A região representa 28% da população brasileira. Para o governador baiano, Rui Costa (PT), a ação é para ‘desenvolver a região e superar o abismo social e econômico’.

Em sua página no Facebook, Rui Costa garantiu que a saúde pública será a prioridade para os eleitos nordestinos. A ideia é alocar mais recursos na área, em especial, nos atendimentos de média e alta complexidade. Em relação à Segurança Pública, o papel da União será ampliado, com a modernização das Forças de Segurança e necessidade de consolidação do Fundo Nacional de Segurança Pública. "Vamos reunir nossa bancada federal de deputados e senadores para discutir o financiamento da Saúde Pública no Brasil", escreveu.

Os futuros governadores ainda vão pedir a criação de uma linha de crédito especial para investimentos no primeiro semestre do ano que vem. Em relação à Infraestrutura da região, o petista destacou o projeto de Integração do São Francisco, a ferrovia Transnordestina e uma nova linha de financiamento junto ao BNDES.  

Ainda querem fazer valer a Lei dos Royalties do Petróleo, criar uma linha de crédito do Proinveste para novos investimentos em infraestrutura. 

Publicada no dia 10 de dezembro de 2014, às 16h26

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp