Política

Novo secretário de Saúde fala sobre como pretende resolver o pepino da regulação

Publicado em 17/12/2014, às 06h24   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

O novo secretário de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, terá um desafio enorme pela frente. Comandará a pasta que tem um histórico de reclamações dos pacientes por todos os cantos da Bahia. O principal abacaxi está na Central de Regulação, onde muitos usuários da rede pública de saúde agonizam nos leitos de estabelecimentos aguardando transferência para uma unidade especializada.

Questionado pelo Bocão News sobre como pretende resolver o problema, Vilas-Boas elencou as medidas e ações que serão adotadas, segundo ele, em diversos níveis. “Primeira medida nossa é trazer a Central de Regulação para dentro do prédio da Sesab. A central hoje ocupa um prédio fora da estrutura da secretaria, então ela volta para o prédio da pasta no Centro Administrativo da Bahia. O superintendente vai trabalhar ao meu lado, colado no meu gabinete. Iremos tentar desafogar os leitos que estão hoje ocupados com pacientes em menor complexidade. Vamos também buscar resolver os problemas de ociosidade da rede. A rede hospitalar própria da Sesab possui um certo grau de ociosidade. Você tem leitos que pertencem ao Estado e estão fechados. Vamos identificar essas ociosidades, vamos buscar também vocações para os hospitais. Alguns deles não tem vocação para ser hospital geral, por exemplo”, enumerou.

“Fundamentalmente queremos desafogar os hospitais, através da criação de leitos de retaguarda através de um programa de um incentivo à internação domiciliar. Queremos informatizar todo o sistema de saúde, desde o gabinete do secretário até o posto de saúde, passando pelos hospitais conveniados, terceirizados e filantrópicos. Tudo isso para que o secretário possa ter controle de toda a assistência na palma da mão em seu smartphone e comparando o desempenho tanto da rede própria como da rede conveniada”, explicou o novo secretário que substituirá Washington Couto, que entrou no lugar de Jorge Solla, licenciado e eleito deputado federal pelo PT.

Publicada no dia 16 de dezembro de 2014, às 13h57

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp