Política

Lídice nega que Neto possa entrar no PSB e tomar comando da legenda

Publicado em 28/12/2014, às 11h08   Emerson Nunes (Twitter: @emenunes )


FacebookTwitterWhatsApp

A senadora Lídice da Mata, presidente do PSB na Bahia, afirmou desconhecer qualquer articulação do DEM para tomar o controle da agremiação no estado. “Eu sou presidente do partido e tenho uma boa relação com a presidência nacional do PSB e não existe essa conversa”, garantiu em entrevista ao Bocão News.

Sobre a possibilidade da ida do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), para a legenda, principalmente depois que o PSB se posicionou com oposição ao PT na última eleição e liberou os diretórios estaduais para tomarem posição independente nos estados, Lídice minimizou. “Seria algo singular e fora de propósito imaginar ACM Neto com toda a sua formação migrar para uma legenda socialista. Eu desconheço essa articulação, que não tem nenhuma serventia ao projeto dele nem ao projeto do PSB”.


Notícias de bastidores dão conta de que a negociação entre as duas agremiações estariam sendo feitas diretamente por Brasília, sem passar pelo diretório nacional, o que Lídice nega. “Essa conversa não é do meu conhecimento, se estivesse acontecendo nós saberíamos”, concluiu.


Democratas

O presidente do Democratas na Bahia, deputado federal diplomado, José Carlos Aleluia, também afirmou desconhecer as conversas. “Não sei de nenhuma conversa desse tipo. Se estiver acontecendo só o prefeito para dizer”. ACM Neto já havia negado através de sua assessoria de comunicação que estivesse negociando a sua ida para a legenda socialista. “Não passa de especulação”.

Durante o segundo turno das eleições presidenciais o demista já havia falado sobre a possibilidade de mudanças no partido, por “sobrevivência” ou “para crescer”. Como Aécio perdeu a eleição, a fusão se torna necessária ao gestor por sobrevivência, já que o tamanho da bancada interfere diretamente na participação dos partidos em comissões e influencia diretamente no tempo de rádio e TV nas próximas eleições.

O DEM elegeu 22 deputados federais, número bem menor do que os 50 esperados pelas lideranças da agremiação. Na Câmara Federal o PSB ocupará 34 cadeiras. A junção dos partidos aumentaria o poder e a influência nas comissões, além do tempo de TV para as próximas eleições.

PSB e PT são aliados históricos e, até então, adversários do DEM. Este ano a legenda se manteve firme na oposição ao PT, mesmo após a morte do presidenciável, Eduardo Campos, então presidente nacional do partido.

Provável candidato a reeleição, Neto estaria preocupado com o tempo de rádio e TV na próxima disputa para Prefeitura de Salvador. Em 2012, no primeiro turno, o democrata teve 5 minutos de propaganda contra 15 de Nelson Pelegrino. Com a diminuição da bancada federal, de 43 para 22 parlamentares na próxima legislatura, esse tempo pode ser menor ainda.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp