Política

Após derrotas na mesa diretora, oposição na Câmara encampa luta por comissões

Publicado em 06/01/2015, às 06h37   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Depois da manobra do Executivo que resultou na perda de dois cargos da oposição na mesa diretora da Câmara, o comando das comissões da Casa Legislativa passou a ser o prêmio de consolação dos vereadores da bancada. Atualmente, o bloco tem três presidências de colegiados permanentes e pretende ganhar mais espaço.

Além da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, presidida por Luiz Carlos Suíca (PT), do colegiado de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, liderada por Silvio Humberto (PSB), e da Comissão de Saúde, presidida de J. Carlos Filho (PT), a oposição  quer mais e já começou a se movimentar.

 O vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que disputou contra Kiki Bispo (PTN) a 1ª Secretaria da Câmara, além de lamentar a derrota de Aladilce Souza (PCdoB) para Henrique Carballal – PT travestido de PTN - no “bate-chapa” pela Ouvidoria, defendeu uma maior participação do bloco nos colegiados.

O edil diz que “o PT, PCdoB e o PSB devem ocupar de forma mais incisiva essas comissões, inclusive em grossa fileira na Comissão de Constituição e Justiça, para garantir que não sejam tramitados projetos inconstitucionais”. O vereador petista alertou também a importância da Comissão de Planejamento Urbano para o próximo período legislativo. É nesta comissão onde devem tramitar os projetos ligados a planejamento urbano, assim como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). “É preciso frisar que esses projetos, como o PDDU, devem tramitar pela Comissão de Planejamento Urbano, algo que não tem acontecido”, ressalta Suíca.

Da mesma forma, Aladilce Souza garantiu que a oposição irá lutar por mais visibilidade nas comissões. “Não estamos pedindo nenhum favor. Queremos, apenas, o que é o nosso direito. Pela importância que tem esses três partidos para a Casa (PT, PSB e PCdoB) e por toda a história, é justo que tenhamos mais visibilidade. Já começamos a discutir para que cheguemos a um denominador comum até janeiro”, afirmou Aladilce Souza.

O Bocão News apurou que Gilmar Santiago (PT) já se movimenta para tentar presidir a Comissão de Planejamento Urbano Câmara, papel que já exerceu até o final de 2012. Suíca está de olho na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, já que Kiki Bispo, antigo titular, abocanhou a 1ª Secretaria da mesa diretora. Já Aladilce Souza pretende presidir a Comissão de Saúde, já que o antigo titular J. Carlos Filho (PT), conseguiu espaço na 4ª Secretaria da Mesa Diretor.

Os vereadores da bancada da oposição se reuniram no final da manhã desta segunda-feira (5) com o presidente da Casa Legislativa, Paulo Câmara (PSDB).  Além de Aladilce Souza, Gilmar Santiago e Suíca, Fabíola Mansur (PSB), J. Carlos Filho e Silvio Humberto (PSB) marcaram presença no encontro que serviu para “além de aparar” as arestas após as derrotas na eleição da mesa, também para colocar em pauta a necessidade de uma maior representatividade do PT, PSB e PCdoB nas comissões da Casa.

Publicada no dia 5 de janeiro de 2015, ás 15h30

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp