Política

O tamanho do bloqueio da Petrobras

Publicado em 16/01/2015, às 11h29   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A Petrobras determinou que a Odebrecht, e as outras 22 empresas citadas na Lava-Jato, sejam impedidas temporariamente de participar de licitações na estatal ou mesmo contratadas sob qualquer alegação.
No caso da Odebrecht, apenas 0,7% do faturamento do grupo é oriundo de obras ou fornecimento de serviços para a Petrobras. Um zero à esquerda, portanto.
E então, como a Petrobras fará com a Braskem, que é sua sócia e controlada pela Odebrecht, hoje proibida de participar de licitações na estatal? (leia mais aqui)
Questionada pela própria Braskem, a Petrobras confirmou que o bloqueio comercial, para negócios futuros, imposto às 23 empresas investigadas na Lava-Jato (e a seus respectivos “grupos econômicos”), passa longe da gigante petroquímica.
A Braskem não apenas tem a Petrobras como sócia, mas tem na estatal a fornecedora de sua principal matéria-prima, a nafta.
A partir dessa resposta sobre o caso Braskem, as empreiteiras esperam que caia também a extensão do veto à contratação das demais subsidiárias dos grupos que controlam as 23 construtoras.

As informações são do colunista Lauro Jardim

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp