Política

Léo Kret pode perder o mandato

Imagem Léo Kret pode perder o mandato
Vereadora ofendeu um seguidor no Twitter e pode ser punida com a cassação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/04/2011, às 15h50   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp


Nesta quarta (13), a vereadora Léo Kret (PR) “desceu do salto” e ofendeu publicamente um cidadão através do Twitter. O episódio gerou grande polêmica, uma vez que pode configurar quebra de decoro parlamentar.

Mesmo assim, ela fez questão de assumir a autenticidade da publicação. 


Apesar do Regimento Interno da Câmara Municipal não ser muito preciso em relação à conduta do parlamentar fora da Casa, o corregedor do Legislativo, Alcindo da Anunciação (PSL), garante que Léo Kret pode ser punida até mesmo com a perda do mandato. “Quem foi destratado ou se sentiu ofendido pode muito bem apresentar a denúncia. A Corregedoria vai recolher provas, ouvir as partes e tomar uma posição, que pode ser uma advertência simples ou, num caso extremo, a cassação”.

Entretanto, segundo a mesma fonte, a Corregedoria precisa ser provocada para dar início ao processo. “Como não foi dentro do plenário ou nas instalações da Câmara, é preciso que haja uma manifestação externa, seja de um vereador, alguém envolvido com o incidente ou qualquer cidadão comum”, observou.

Corporativismo – Na legislatura passada, o vereador Adriano Meireles (PSC) foi flagrado apontando uma arma para a cabeça de um jovem na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Salvador. O caso teve grande repercussão na imprensa, principalmente porque se tratava de um menor e Meireles não possuía porte de arma.


Apesar das provas irrefutáveis, o vereador foi “punido” com uma simples advertência por escrito pela Corregedoria da Câmara.

O atual titular do cargo não quis falar se houve corporativismo na decisão. “Não estava na Casa e não acompanhei o caso”. Mas, disse que não assumiu o posto para acobertar erros de outros “colegas”. “Com certeza, hoje, se houver provas concretas, ninguém vai ficar impune. Comigo a conversa é outra”.

O Bocão News tentou, sem sucesso, fazer contato com o celular de Léo Kret. A reportagem deixou recado no gabinete e até a publicação da matéria não havia recebido nenhuma resposta.  

Foto: Gilberto Júnior/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp