Política

Lava-Jato: STF deve derrubar sigilos de inquéritos até amanhã

Publicado em 05/03/2015, às 07h37   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), planeja terminar até sexta-feira (6) a análise dos pedidos de abertura de inquérito feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na operação Lava-Jato. Até o fim da semana, o sigilo deverá ser derrubado e o país conhecerá os nomes das 54 pessoas que serão investigadas em 28 inquéritos. Janot também pediu diligências iniciais, como a oitiva de testemunhas, o compartilhamento de provas obtidas na primeira instância, além de quebras de sigilos fiscais e bancários.
Entre os suspeitos que Janot quer que sejam investigados no STF existem políticos com direito ao foro especial, pelo cargo que ocupam, e também pessoas sem essa prerrogativa. O procurador-geral quer que pessoas sem foro integrem os inquéritos porque teriam cometidos os mesmos crimes, nas mesmas situações, que políticos com foro. 
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, defendeu nesta quarta-feira (4) que pessoas sem direito ao foro especial tenham inquéritos transferidos para a primeira instância do Judiciário. Ele lembrou que, segundo a Constituição Federal, apenas detentores de cargos específicos podem ser processados e julgados pelo STF, como parlamentares, ministros de Estado e o presidente da República.
Com informações do O Globo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp