Política

Ministro Cid Gomes terá que se explicar na Câmara após declaração polêmica

Publicado em 05/03/2015, às 08h04   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4), por 280 votos a favor e 102 contrários, requerimento que convoca o ministro da Educação, Cid Gomes, para explicar declarações dadas durante visita à Universidade Federal do Pará, em que ele se refere aos parlamentares como "achacadores". Se o ministro não comparecer, pode sofrer processo por crime de responsabilidade.
Cid Gomes teria dado a seguinte declaração: “Tem lá [no Congresso] uns 400 deputados, 300 deputados que, quanto pior [a crise no governo], melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas”.
O requerimento de convocação foi apresentado pelo DEM. Para o líder do partido, deputado Mendonça Filho (PE), o ministro tem de vir ao Congresso para apontar quem seriam os "achacadores" a que se referiu. Caso contrário, ofende todos os parlamentares. "Ele tem de dizer ao Brasil quem achacou, de que forma isso aconteceu e em que circunstâncias", disse o democrata.
PMDB, PR, PP, PSD, PSDB, SD, Psol, PPS e PSC apoiaram a medida por considerar que o ministro se excedeu e deve explicações ao Parlamento. PDT, PT, Pros e PCdoB votaram contra e tentaram, sem sucesso, converter a convocação em convite, que não obriga a presença do ministro.
No plenário da Casa, o líder do SD, deputado baiano Arthur Oliveira Maia (BA), chamou a declaração do ministro de "destemperada" e disse que ela atinge todos os deputados.
Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp