Política

Nestor Duarte apresenta dados a Alba, mas não fala de farra em presídios

Publicado em 11/03/2015, às 07h21   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)



O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, apresentou dados do sistema prisional na comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na manhã desta terça-feira (10). Duarte apontou redução de despesas para o Estado, mas não falou sobre a farra nos presídios divulgada pelo Bocão News, desde dezembro do ano passado.

Entre churrascos, bebidas e armas, os detentos da Penitenciária Lemos Brito fizeram questão de disponibilizar as fotos da mordomia na internet, no fim do ano passado. A ação mostrou a fragilidade do sistema baiano, o que gerou críticas de opositores.

De acordo com o secretário há 12 mil presos na Bahia. Nos 23 presídios do estado, 51,10% dos presos têm ensino fundamental incompleto, 18,40% são alfabetizados, 11,10% possuem o ensino fundamental completo, enquanto 7,30% têm o ensino médio incompleto e 7,20% são analfabetos. Outros 3,90% concluíram o ensino médio. Os números revelam ainda que 77,60% dos presos baianos têm idade entre 18 e 29 anos. 

Para os que cumprem pena alternativa estão inseridos 4.717 presos de baixo potencial ofensivo, cujas penas são reduzidas mediante prestação de serviços sociais e comunitários, o que representa, segundo o gestor, uma redução de despesas para o estado estimada em R$ 113.208 milhões por ano.

O presidente da comissão, deputado estadual Marcelino Galo (PT), disse ser necessário avaliar o sistema de penas visto que a reincidência no regime fechado corresponde a 75% das prisões, enquanto nas penas alternativas ela representa apenas 1,2%.

Matérias relacionadas:

Fotos revelam farra de presos dentro de penitenciária

“Esbórnia” em presídio desencadeia fogo cruzado entre Aleluia e Nestor Duarte

Publicada no dia 10 de março de 2015, às 16h51

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp