Política

Da fusão entre DEM e PTB pode nascer o 3º maior partido, diz Neto

Publicado em 13/03/2015, às 06h29   Cíntia Kelly (@cintiakelly_)



Com pretensão de ser a terceira maior bancada da Câmara Federal, PTB e DEM devem se fundir ainda no primeiro semestre deste ano. Na Bahia, o processo está sendo conduzido pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, e pelo vice-presidente do PTB, deputado federal Benito Gama. As conversas entre as duas siglas começaram no ano passado, logo após o fim das eleições gerais.

Segundo ACM Neto, a fusão é uma forma de fortalecer o DEM – sigla que a cada eleição vem diminuindo de tamanho. Com o processo e participação de todos os parlamentares envolvidos, estima-se que a nova ‘bancada’ chegue a 50 assentos.  Isso porque o Congresso Nacional aprovou na semana passada uma regra que permite que a partir da fusão novos parlamentares entrem no partido.

“Sou a favor da fusão e venho trabalhando para isso desde o ano passado. Dos 27 estados, em 20 já está tudo acertado. Em sete, temos conversado e as coisas estão avançando. Desde a semana passada equipes dos dois partidos estão trabalhando para que alguns problemas sejam superados”, disse neto ao Bocão News.

Segundo Neto, em alguns estados DEM e PTB são adversários. “Estamos nos esforçando, talvez em algum estado a gente tenha mais dificuldade”, frisou.

O partido que surgirá com a fusão do DEM e PTB terá posicionamento independente. Entretanto, ACM neto descarta que mudará a sua postura diante do governo federal, que é do PT. “Não mudarei minha posição. Sou e continuarei sendo oposição”.

Pensando nas eleições de 2018, o partido deverá seguir um dos dois caminhos postos: ter candidatura própria à presidência da República ou apoiar outra candidatura que não seja do PT, como fez questão de frisar ACM Neto.

Publicada no dia 12 de março de 2015, às 12h16

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp