Política

Aeroporto Internacional de Salvador poderá ser concedido à iniciativa privada

Publicado em 12/03/2015, às 19h28   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

No plenário da Câmara dos Deputados, no início da noite desta quinta-feira (12), o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, confirmou que o Aeroporto Internacional de Salvador poderá fazer parte do programa de concessões à iniciativa privada. A afirmação foi provocada pelo deputado federal baiano, José Carlos Aleluia, que criticou a situação do equipamento.

“Quem desembarca no aeroporto de Salvador, desembarca no passado. Precisamos de um aeroporto à altura do nosso turismo”, afirmou Aleluia, que sugeriu que o governo não continuasse investindo dinheiro público no equipamento e que fosse adotado o mesmo modelo do Aeroporto Internacional de Brasília.

Em Salvador, o vereador Cláudio Tinoco (DEM) também faz questão de alertar para a situação do aeroporto soteropolitano. Integrante da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Câmara Municipal de Salvador, Tinoco idealizou que visitas técnicas sejam realizadas para fiscalizar periodicamente as obras do terminal.

Padilha prometeu analisar a inclusão de Salvador na nova fase do programa de concessões que está em estudo no governo federal.

Entre 2012 e 2013, o governo outorgou à iniciativa privada os terminais de Guarulhos, Cumbica e Viracopos (SP), Brasília, Tom Jobim (RJ) e Confins (MG).

Obras atrasadas

Após dois anos de obras, a reforma do Aeroporto Internacional de Salvador ainda não está pronta. A previsão era que fosse concluída até a Copa do Mundo no Brasil, realizada entre junho e julho de 2014, mas parte da área ainda está coberta por lonas e tapumes, e não há movimento de operários.

De acordo com informações da Infraero, a maior parte da reforma já foi concluída e a previsão é de que as obras sejam finalizadas em maio deste ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp