Política

Governo anunciará pacote anticorrupção nos próximos dias, diz ministro

Publicado em 15/03/2015, às 19h04   Cíntia Kelly (@cintiakelly_)



O governo vai anunciar nos próximos dias um pacote de medidas de combate à corrupção. O anúncio foi feito no início da noite deste domingo (15) pelo ministro da Justiça, Eduardo Cardoso, durante coletiva à imprensa, convocada para falar sobre as manifestações deste 15 de março.

O pacote de combate à corrupção foi uma das promessas de Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral. A promessa já havia sido feita um ano antes, durante as manifestações de 2013. Ao ser questionado se não há uma demora em disponibilizar essa medidas anticorrupção, Eduardo Cardosos cita a operação Lava Jato, como um feito do governo Dilma.

"A situação da Lava Jato decorre de postura governamental de garantir certos mecanismos criados ao longo dos anos para que a corrupção fosse colocada a luz do sol. No passado isso não acontecia. Os órgãos não eram independentes para investigar (...). Quando o governo não interfere e nomeia pessoas independentes, esse governo cumpre seu papel e expõe o risco de as pessoas acharem que a corrupção só aconteceu naquele momento. É o preço que se paga", avalia Cardoso.

Segundo ele, o pacote será construido ouvindo a sociedade e a parte da parcela que faz oposição ao governo.

Em resposta à manifestação,  Eduardo Cardozo diz que o governo vai batalhar pela reforma politica, além de ter feito críticas ao financiamento empresarial de campanha.

O secretário-geral da Presidência, Miguel RossetTo, minimizou as manifestações deste domingo. Para ele, os protestos contra a presidente Dilma Rousseff são de pessoas que não votaram nela. "Elas são legítimas. O que não é legítimo e deve ser condenado é o golpismo, a intolerância e o impeachment infundado. A sociedade brasileira há de rejeitar esse tipo de manifestação antidemocrática", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp