Política

Alba realiza sessão especial em Homenagem a Ana Alice Costa

Publicado em 17/03/2015, às 23h33   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (19), às 14h, uma sessão especial em homenagem à professora do Neim-Ufba falecida em dezembro passado, Ana Alice Costa. 
A sessão, idealizada pela deputada Luiza Maia, tem como objetivo destacar o importante trabalho de Ana Alice na defesa dos direitos da mulher, bem como reforçar que a luta por uma sociedade igualitária continuará firme.
"Ana Alice foi uma amiga, mas também uma grande companheira de lutas. Graças a atuação dela, podemos comemorar a existência de importantes instrumentos de defesa dos direitos da mulher, como as Deams, o Chame e o Neim. Uma sessão especial é uma homenagem pequena, diante de tudo que ela realizou", declarou Luiza Maia.
Nascida em 23 de dezembro de 1951, em Caravelas (BA), Ana Alice Alcântara Costa foi integrante do movimento estudantil no inicio dos anos 1970, período mais intenso da ditadura militar. 
Ao final da década de 1970, cursou mestrado em Sociologia Política pela Universidade Nacional Autônoma do México, ingressando no Movimiento de Liberación de las Mujeres. 
Já no Brasil, vinculou-se ao Grupo Feminista Brasil Mulher, seção Bahia, primeiro grupo feminista do Estado.
Em 1982 ingressou na Universidade Federal da Bahia (UFBA) como professora do Departamento de Ciências Políticas. No mesmo ano, juntamente com outras colegas feministas, criou o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim), com o qual trabalhou desde então. 
Entre outros resultados do seu trabalho, vale citar a criação, em 1985, da primeira Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e, mais recentemente, a criação do Centro de Apoio Humanitário (Chame) em Salvador. Seu trabalho teve reflexos em nível local, regional e nacional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp