Política

Indicações de vereadores não chegam a ACM Neto

Publicado em 19/03/2015, às 18h25   Juliana Nobre e Rodrigo Daniel Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Não é apenas o baixo nível da produção de projetos de lei na Câmara de Vereadores que dificulta a aprovação das matérias. Em um levantamento feito pela reportagem do Bocão News, com dados disponibilizados pelo site da Câmara, atesta que as indicações ao prefeito ACM Neto (DEM) não são acatadas pelo Executivo, em sua maioria. No entanto, apesar da produção, as matérias não chegam à aprovação pelo Legislativo. Em 2014, 289 projetos de indicação foram apresentados pelos edis, mas apenas 10 chegaram ao plenário da Casa e foram aprovados. Destes, apenas um foi promulgado pelo prefeito.

Os vereadores que mais apresentaram indicações foram Euvaldo Jorge (PP) e Leo Prates (DEM) com 30 peças, seguidos de J. Carlos Filho (PT), com 25 e Geraldo Junior (SDD) com 23. Porém, nenhuma das matérias chegou ao plenário para votação. Dos que disponibilizaram menos de 10 indicações estão Arnando Lessa (9), Everaldo Augusto (8), Suíca (9), Toinho Carolino (9), Leandro Guerrilha (8), Orlando Palhinha (7), e Vânia Galvão (7). A única contemplada com a promulgação da indicação ao prefeito foi Aladilce Souza (PT), com o tombamento da Casa de Iemanjá e o registro especial de patrimônio imaterial da festa.

Teve, inclusive, aqueles que não apresentaram nenhum projeto no ano passado. Foi o caso de Henrique Carballal (atualmente sem partido), Carlos Muniz (PTN), Edvaldo Brito (PTB), José Trindade (PSL), Odiosvaldo Vigas (PDT), Pedrinho Pepê (PMDB) e Waldir Pires (PT).

Observando o destino das indicações, três bairros foram os mais beneficiados: Cajazeiras, com oito indicações, Nordeste de Amaralina e Cidade Nova com quatro propostas. Os vereadores que mais se preocuparam com o bairro de Cajazeiras foram Leo Prates (4) e Kiki Bispo (2). Vale ressaltar que o bairro é a maior zona eleitoral da cidade, com 144. 382 eleitores. Apesar disso, ainda é um dos locais que mais necessitam de infraestrutura.

Leia mais:
Vereadores eleitos deputados terão que aumentar produtividade na Alba
Seis em cada 10 projetos na Câmara de Salvador são de 'calouros'

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp