Política

Governador culpa donos de postos por gasolina cara em Salvador

Publicado em 22/03/2015, às 06h38   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)




Aumento da alíquota do ICMS entra em vigor na próxima segunda-feira (23)

O governador Rui Costa (PT) informou que Salvador é a capital do Brasil onde os donos de postos de combustíveis registram a maior diferença entre o preço da venda na Petrobras e o preço na bomba.

“A diferença é de 22%, a maior do Brasil. Salvador lidera a maior diferença entre o preço que a Petrobras vende, com o imposto e tudo, com o preço que a bomba vende. E isso não é por conta do imposto, mas da margem [de lucro] que os revendedores têm”, afirmou, durante coletiva nesta sexta-feira (20), após encontro com o prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM).

A lei aprovada em dezembro de 2014 pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aumenta a alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e entra em vigor na próxima segunda (23). A majoração do imposto pode gerar um aumento de até R$ 0,13 no preço final da gasolina.

“É só equiparar margens dos vendedores de Salvador com de outras capitais e estados. E não é por conta dos tributos, porque aqui variou em dezembro, de 27% para 28%, e 1% é o mesmo patamar semelhante [a outros estados]. Tem estados que o ICMS é 30% e a gasolina é mais barata que Salvador. Não é o valor do ICMS que está determinando o preço da gasolina”, defendeu.

Nesta sexta, deputados de oposição iniciaram uma campanha para que o governador revogue a lei aprovada em dezembro de 2014. Incialmente, os parlamentares apontaram um aumento de 3% no ICMS - 27% para 30% -, entretanto, o líder baiano apontou aumento de 1%. “Não sei da onde inventaram isso [30%]. Até para fazer oposição deveriam estudar um pouquinho mais. Olhar os projetos. Eles votaram o projeto”, criticou o petista.

Notícias relacionadas:

Rui Costa chama oposição de incoerente ao pedir revogação do aumento da gasolina

Publicada no dia 21 de março de 2015, às 13h07

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp