Política

Deputado quer mais participação do poder público na conscientização da epilepsia

Publicado em 26/03/2015, às 16h07   Redação Bocão News (@bocaonews)



O deputado estadual, Alan Sanches (PSD), em sessão especial na manhã desta quarta-feira (26), no Plenário da Asssembleia Legislativa, em homenagem ao Dia Internacional da Epilepsia, ao ouvir representantes do setor, conclamou por maior participação do poder público em prol da causa. Dentre os principais impasses relatados por médicos e portadores está a distribuição de medicamentos, classificada como ineficiente.
E conforme Alan Sanches, que é médico por formação e presidente da comissão de Saúde e Saneamento Básico no parlamento, não é possível ignorar que a distribuição de forma regular, levando em conta que o tratamento deve ser contínuo, é fundamental para que o paciente tenha uma vida produtiva e sem preconceitos.  
"Ou seja, o acesso ao medicamento vai fazer com que as crises sejam mais espaçadas e sem grandes impactos, o que proporcionará uma vida com maior qualidade ao portador, a exemplo do que ocorre com os diabéticos", frisou.
O coordenador da Unidade de Apoio a Epilepsia em Salvador, Roque Brito, que também é portador, descreveu que: "nós portadores, somos os maiores preconceituosos da doença e hoje, embora a tecnologia tenha avançado, o nível discriminação é muito grande e isso se dá pela ignorância sobre a enfermidade que, consequentemente, dificulta o tratamento, que com medicações corretas pode ser solucionado". 
Ele citou também a dificuldade de se ter acesso a medicações, onde nem todas são subsidiadas pelo governo. "Então o que a gente precisa só de uma coisa: lembrar que todo dia é dia de se conscientizar".
Alan, por fim, enquanto presidente da comissão de Saúde, se comprometeu a apoiar a causa e reafirmou que a porta do colegiado estará sempre aberta. Dentre os presentes estavam o presidente do Cremeb, José Abelardo Garcia de Menezes, o coordenador do Samu de Salvador, Ivan Paiva e o vereador Duda Sanches.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp