Política

Lava Jato: Gabrielli depõe como testemunha de Cerveró e Fernando Baiano

Publicado em 26/03/2015, às 16h24   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)




Fórum pertence à Justiça Federal na Bahia

O ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli (PT) é aguardado na tarde desta quinta-feira (26), no Fórum Teixeira de Freitas, no bairro de Sussuarana, em Salvador, onde presta depoimento através de videoconferência ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato.

O ex-dirigente da estatal foi arrolado como testemunha pelas defesas do lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, e do ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró. Soares e Cerveró estão presos na carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba, e são réus na ação que investiga corrupção na petrolífera brasileira. De acordo com a Justiça Federal, Cerveró e Soares participarão da audiência como ouvintes, marcada para iniciar às 17h.


Gabrielli depõe na 2ª Vara Criminal da Seção Judiciária da Justiça Federal na Bahia

Gabrielli foi intimado pelo juiz Sérgio Moro para comparecer a audiência no último dia 19 de fevereiro. A audição tinha sido marcada para segunda-feira (23) e foi transferida para esta quinta. O último depoimento de Gabrielli como testemunha à Justiça do Paraná foi em setembro de 2014 no processo que envolve o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Nestor Cerveró e Fernando Soares foram acusados pelo Ministério Público pelos crimes de corrupção contra o sistema financeiro nacional e lavagem de capital entre 2006 e 2012.

De acordo com o Ministério Publico Federal (MPF), os dois são suspeitos de receber US$ 40 milhões de propina em 2006 e 2007 para intermediar a contratação de navios-sonda pela Petrobras, para a perfuração de águas profundas na África e no México. Segundo a denúncia, Fernando Baiano era representante de Nestor Ceveró.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp