Política

Comissão da Verdade da AL-BA apresenta relatório na terça-feira (31)

Publicado em 28/03/2015, às 23h15   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia vai apresentar, na próxima terça-feira (31), as conclusões da Comissão Especial da Verdade (CEV), encerrada em dezembro passado.
Em paralelo à divulgação do relatório às 9h, na Assembleia Legislativa, o deputado Marcelino Galo, que presidiu a CEV, e nesta legislatura preside a comissão permanente que trata das questões ligadas aos direitos humanos, pretende imprimir um tom-resposta aos que hoje pedem intervenção militar, fazendo da audiência, um ato em defesa da democracia, comemorando os 30 anos do fim da ditadura.
"Será uma bela oportunidade de conhecer verdades do passado para refletir sobre os dias de hoje e sobre o futuro da nossa jovem democracia de apenas 30 anos", prevê o deputado. Segundo Marcelino, houve um verdadeiro "apagão institucional, após as cassações, com a Assembleia Legislativa absolutamente silenciosa em relação ao que ocorria na Bahia e em todo o país".
A Comissão Especial da Verdade ouviu os quatro deputados cassados ainda vivos, e teve que lastrear seu trabalho a partir dessas fontes, segundo Marcelino Galo, "porque a Assembleia não preservou a documentação referente aos processos de cassação e pouco restou nos arquivos da Casa a respeito dos próprios parlamentares. Sebastião Nery foi ouvido em sua residência, no Rio de Janeiro, Marcelo Duarte e Luis Leal compareceram à Comissão e Wilton Valença deu seu depoimento em sua casa, em Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp