Política

ACM Neto chama soteropolitanos para serem fiscais dos espaços públicos

Publicado em 31/03/2015, às 07h49   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal )


FacebookTwitterWhatsApp

Finalizando a programação comemorativa dos 466 anos de Salvador, o prefeito ACM Neto (DEM) entregou a obra reformada do monumento a Clériston Andrade. Além da intervenção artística, o canteiro ao seu entorno também foi requalificado. Na ocasião, o democrata reiterou a preocupação da gestão no resgate da memória da cidade e convidou a população para ser fiscal contra possíveis vândalos.

"Não sei das vezes que eu ligava para Limpurb, pedindo a eles que limpassem esses monumentos por conta das pichações. Eu agora quero convidar todos os soteropolitanos a serem fiscais para que nosso patrimônio seja conservado. Vamos, se for preciso, instalar câmeras de segurança para garantir a integridade do patrimônio", disse.

Ao lado do chefe do Executiva estaca a sua equipe, vereadores, o artista  Mario Cravo Jr e a viúva do homenageado, Ceci Andrade.

ACM ratificou a figura importante que foi Clériston. "A inauguração desse monumento joga luz em uma figura muito importante da nossa política da cidade. Ele foi ex-prefeito de Salvador e só quem passou pelo cargo sabe a magia que é administrar um município. Clériston viveu e morreu pela Bahia", afirmou.

Cleriston foi o 55º prefeito da capital entre 1970 e 1975. Faleceu há 57 anos, vitima de um acidente em um helicóptero que vitimou ele e toda sua comitiva. Na época, o político estava em campanha eleitoral para o governo da Bahia.

O secretário de Manutenção, Marcílio Bastos, responsável pela coordenação da obra entregue nesta segunda - feira, agradeceu ao prefeito pela prioridade de revitalizar um dos locais mais movimentados de Salvador.

O presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro informou que há em desenvolvimento um projeto de requalificação de espaços como o do monumento inaugurado na Avenida Garibaldi. "Uma cidade que não cultiva memória perde identidade. Não podemos deixar que a cidade esqueça dos fatos e das personalidades, como Mario Cravo Junior, que acompanhou essa obra de perto", disse. Guerreiro também anunciou que a Sereia de Itapuã será reformada.

A obra - O trabalho de recuperação da obra teve a parte civil realizada pela Prefeitura e a parte artística foi coordenada pelo próprio Mário Cravo Jr. Além da moldagem das calotas semi-esféricas com superfície em fibra de vidro, foi aplicada tonalidade próxima à utilizada na peça original de 1983, ano em que o monumento foi instalado. Segundo a assessoria, foram promovidas ainda a recolocação das placas individuais de latão e restauração da camada superficial da figura da cabeça de Clériston Andrade, dentre outros itens.

Para que os cidadãos possam aproveitar melhor o monumento recuperado, o entorno do Clériston Andrade, no canteiro central da Garibaldi, vai contar com uma nova área de lazer, com pista de cooper e passeios completamente recuperados, parque infantil, Academia da Saúde e iluminação especial.

Publicada no dia 30 de março de 2015, às 20h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp