Política

Vereador detona sistema prisional e diz que maioridade penal não é a solução

Publicado em 02/04/2015, às 06h34   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, Joceval Rodrigues, apelou para o bom senso dos deputados federais e que abandonem a ideia da redução da maioridade penal. De acordo com o vereador, que é um dos líderes do PPS na Bahia, partido que votou contra a PEC 171/93, apreciada na Comissão de Constituição Justiça (CCJ) da Câmara Federal, na última terça-feira (31), os parlamentares precisam olhar para o atual sistema prisional brasileiro para entender que reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos não é a solução para o problema da violência no Brasil.
Joceval cita dados da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente para justificar sua postura. "Os dados são claros e objetivos. A maioria dos crimes envolvendo jovens em conflito com a lei está relacionada ao roubo e tráfico de drogas. O relatório mostra que apenas 1% dos crimes cometidos foram contra a vida. Os deputados precisam ler com mais atenção esses dados e pensar do outro lado. Por exemplo, apenas em 2012, dos 56 mil homicídios registrados no país, 30 mil foram contra jovens pobres e negros", detalhou.
Para o vereador, não se pode deixar que os jovens brasileiros, aqueles que são recrutados por bandidos e traficantes, fiquem jogados à própria sorte num sistema falido que é o penitenciário brasileiro, que não apresenta altíssimas taxas de reincidência. "Está claro que reduzir a maioridade penal não é a solução. Só não admite isso quem joga para a torcida, quem não tem Deus no coração. Está claro também que nosso sistema prisional não recupera ninguém. Temos que educar esses jovens, o que é bem diferente de colocá-los em celas lotadas junto com bandidos de alta periculosidade".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp