Política

Segunda baixa: James Correia antecipa saída do governo Rui

Publicado em 07/04/2015, às 08h37   Victor Pinto (Twitter: @Victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

Que a saída de James Correia da secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) era esperada para o meio do ano, isso o meio político já sabia, mas o pedido antecipado de desligamento da chefia da pasta, ocorrida nos últimos dias, pegou os bastidores de surpresa. Nome de confiança do ex-governador e atual Ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT) e da cota pessoal do petista, Correia confirmou que está de retirada do quadro de secretários de Rui Costa (PT).
Segundo informações apuradas pelo Bocão News, a oficialização do desligamento está sob o aguardo da cartada final do chefe do Palácio de Ondina, pois Rui já foi informado. Correia será a segunda saída inesperada da gestão. Ele será o segundo secretário a ser substituído em menos um ano de mandato. A primeira foi Fernanda Mendonça, na Agricultura, após desentendimento com do governador com a executiva do PDT, substituída pelo deputado estadual Paulo Câmera (PDT).
DESENTENDIMENTO – Apesar de negar, o clima de James com o governo ficou arisco após rusgas criadas com o vice-governador e secretario de Planejamento, João Leão (PP), principalmente após a indicação pelo pepista de Jairo Vaz na Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado da Bahia, SUDIC.
Segundo matéria da Folha, na semana passada, Leão havia medido forças com o próprio secretário ao “querer trocar toda a diretoria da autarquia [Sudic], responsável pelos distritos industriais da Bahia, substituindo nomes técnicos por apadrinhados políticos. Empresários baianos criticaram a troca, já que um dos diretores é responsável por gerir ativos de R$ 2 bilhões em terrenos voltados para a instalação de indústrias”.
João Leão também foi criticado por nomeações de afilhados políticos na SEI – órgão técnico responsável por estudos econômicos e sociais do Estado. Em privado, servidores afirmam que a autarquia tornou-se um “cabide de empregos”.
Publicada no dia 6 de abril de 2015, às 16h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp