Política

Rompimento de adutora foi barbeiragem e falta de planejamento, acusa Aleluia

Publicado em 06/04/2015, às 17h50   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp


Rompimento de adutora compromete 60% do abastecimento de água em Salvador

O presidente do Democratas na Bahia e deputado federal, José Carlos Aleluia, acusou de “barbeiragem” e “falta de planejamento” o rompimento da adutora que abastece Salvador e, por conta do problema, uma crise hídrica foi instalada na capital baiana deixando, há seis dias, 60% da população sem abastecimento de água potável.

“Eu não quero crer que um procedimento tão primário como este não foi adotado numa obra desta monta. A Embasa não foi consultada? Onde estavam os técnicos do governo para supervisionar a construção?", questionou o parlamentar oposicionista. 

A rede de abastecimento, uma das principais tubulações que alimentam o sistema de Salvador, foi danifica durante obras do metrô, de responsabilidade da empresa CCR Metrô e supervisionada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A tubulação traz água da Estação de Tratamento Principal, em Candeias, até o Centro de Reservação do Cabula, o maior reservatório da cidade.

O líder demista ainda fez críticas à postura do governador Rui Costa (PT), ao afirmar que a “correria” do chefe do Executivo estadual “é temerária”. O termo ‘correria’ foi dado pelo próprio governador em entrevista após encontro com o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), que foi chamado de “rapidez” pelo líder baiano.

"A correria do governador Rui Costa é inimiga da perfeição. (...) O desastre da adutora que deixa a nossa capital sem água comprova que a correria de Rui é temerária. Já as muitas realizações de Neto em tão curto período atestam que a rapidez dele é eficiência", provocou o democrata.

A CCR Metrô e a Embasa concentram esforços na implantação de uma rede de distribuição alternativa, de 500 metros de extensão e 1,5 metro de diâmetro, o que deve garantir o reabastecimento de água em Salvador.

Notícias relacionadas:

Falta de água: Rui Costa disse que rompimento da adutora será investigado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp