Política

Em Salvador, ministro Juca Ferreira fala da importância do Museu Afro na Bahia

Publicado em 14/04/2015, às 08h31   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)



Em Salvador desde a segunda-feira (13), o  ministro da Cultura Juca Ferreira falou sobre a importância de um Museu Afro na Bahia. "É tão óbvio que nem precisa explicação", afirmou em entrevista concedida ao apresentador Mário Kértsz, na Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (14). Quando questionado sobre projeto similar proposto pela sua antecessora, Marta Suplicy, a ser construído em Brasília, o ministro preferiu não se ater a comparações e resumiu: "São coisas diferentes", ressaltando que os repasses ao MinC dimuníram, mas que o Museu Afro da Bahia será uma prioridade. 
Durante visita à capital baiana Juca Ferreira afirmou que o objetivo da ação aqui é estreitar relações sociedade e conhecer nos estados as principais demandas de artistas, gestores, produtores e fazedores de cultura do Brasil. Ainda compõem a Caravana do Ministério da Cultura (MinC) o presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, e os secretários de Articulações Institucionais, Vinícius Wu, de Fomento e Incentivo à Cultura, Carlos Paiva, e do Audiovisual, Pola Ribeiro. 
Ontem, na primeira atividade da Caravana em Salvador, o MinC realizou a edição Nordeste do Diálogos em Rede (roda de conversa sobre participação social no ministério), no teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB). Participaram os secretários do MinC, além do professor e pesquisador de Comunicação e Política, Wilson Gomes da Universidade Federal da Bahia (UFBA); o professor doutor da UFBA, Ernani Coelho Neto; a coordenadora pedagógica do Ponto de Cultura Bankoma, Eliana Sousa; e Maria Fulgência, do Ponto de Cultura Odu Odara. A conversa foi intermediada por Doris Pinheiro, assessora de Comunicação do IRDEB. O encontro debateu a criação do Gabinete Digital do MinC, o planejamento de reestruturação do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e a definição de um novo modelo de Conferência Nacional de Cultura.
Hoje, Juca Ferreira visitará às 9h o Teatro Castro Alves. Às 10h, o ministro participará de roda de conversa com o secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, gestores culturais e representantes da sociedade civil, no Teatro Vila Velha. Na Caravana em Salvador, o ministro ainda visitará o Centro de Atendimento ao Turista, no Pelourinho, às 15h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp