Política

Cientista político avalia que Dilma evitou desgastes ao não discursar na TV

Publicado em 01/05/2015, às 19h34   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Diferentemente do que fez nos últimos anos no 1º de maio, Dia do Trabalhador, a presidente da República, Dilma Rousseff, não fez o tradicional discurso na TV para os brasileiros. A mensagem foi passada apenas através das redes sociais e surpreendeu oposição e aliados. A avaliação de grande parte dos agentes políticos é de que foi uma estratégia do Governo para evitar que a repercussão negativa de possíveis ‘panelaços’ ganhassem força.
Para o pesquisador de Comunicação e Política e professor da Universidade Federal da Bahia, Wilson Gomes, a oposição iria utilizar o discurso, independentemente do teor, para criticar a presidente e, novamente, bater na tecla dos protestos contra Dilma Rousseff. 
“Havia uma arapuca política armada para a presidente: faria um discurso de primeiro de maio em cadeia de televisão, em cujo conteúdo ninguém prestaria atenção, e o assunto do telejornais da noite seriam as vaias, os panelaços, os impropérios que ela receberia. O governo avisou que o discurso não aconteceria e ontem mesmo lá estavam o probo presidente do Senado e o íntegro Aécio Neves manifestando a sua desaprovação - onde já se viu, uma presidente não ter bravura suficiente para enfrentar o linchamento que lhe preparam e a que vamos adorar assistir?”, argumentou Gomes. 
Na avaliação de Wilson Gomes, entre fazer o discurso na TV e enfrentar o desgaste dos protestos e ser criticada porque passou a mensagem apenas pelas redes sociais, a presidente tomou a decisão mais prudente.  
“Enfim alguém avisou o governo que há mídias sociais e que metade dos brasileiros as usam, inclusive os jornalistas. Esta noite, qual será o assunto dos jornais do prime time? ‘Presidente faz discurso na Internet para evitar panelaço’? O que preferiam ‘Presidente é tratada a panelaços e gritos de vaca no dia do trabalho’”, completou.
Discurso
Dilma destacou os ganhos do trabalhador com a valorização do salário mínimo em sua primeira mensagem no Dia do Trabalho, nas redes sociais. Na gravação em vídeo distribuída na manhã desta sexta-feira (1º) pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Dilma diz que essa valorização é uma das maiores conquistas dos últimos 13 anos.
“Compromisso com o trabalhador é garantir aumento real da renda. Só no primeiro mandato de Dilma, o salário mínimo cresceu 14,8% acima da inflação. Assista ao vídeo e saiba mais sobre a política de valorização implementada nos últimos 13 anos”, afirmou.
A presidente lembrou, também, que em março deste ano enviou ao Congresso Nacional uma medida provisória que garante a política de valorização do salário mínimo até 2019. De acordo com a presidente, dessa forma o poder de compra do trabalhador está sendo assegurado por lei. 
Apesar da surpresa generalizada, na última quarta-feira (29), o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, afirmou que a Dilma Rousseff iria priorizar as redes sociais.
Corroborando com a argumentação do professor Wilson Gomes, os internautas arranjaram uma forma digital de realizar o panelaço, mesmo sem o discurso na TV.
Confira o primeiro dos três vídeos da presidente da República neste Dia do Trabalho, que foi divulgado nas redes sociais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp