Política

Senado elimina o uso de papel na gestão de documentos

Publicado em 02/05/2015, às 12h26   Agência Senado


FacebookTwitterWhatsApp

O Senado Federal implanta na próxima segunda-feira (4) o processo eletrônico de tramitação de documentos. A partir da próxima semana, toda a produção, tramitação e gestão de documentos será feita em meio digital, acabando de vez com o uso de papel na administração da Casa. Estima-se que o Senado fará uma economia anual de cerca de R$ 1,3 milhão, gasto hoje com papel, impressão e outros insumos.
A expectativa é de grande economia também em tempo e burocracia, uma vez que o andamento de cada processo será instantâneo a cada etapa cumprida na tramitação. Além disso, será possível o acesso simultâneo em diferentes setores, facilitando as análises e despachos, como também acessos a processos de fora do Senado, por meio da internet.
"Tal providência nos permitirá mais redução de custos financeiros, aumento da segurança, preservação ambiental, maior celeridade na tramitação dos documentos e, principalmente, mais eficiência administrativa. É o que propusemos desde o início de nossa gestão na presidência do Senado. Fazer mais com menos", explicou o presidente do Senado, Renan Calheiros, no último dia 23, ao falar do novo sistema durante a abertura do seminário Brasil 100% Digital, promovido pelo Tribunal de Contas da União e pelo governo federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp