Política

Bruno Dauster promete conclusão das obras da Fiol e Porto Sul

Publicado em 14/05/2015, às 08h29   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário da Casa Civil do Estado da Bahia, Bruno Dauster, disse nessa quarta-feira (13) que as obras da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) serão concluídas em 2017 e as do Porto Sul, em Ilhéus, finalizadas em 2019. A promessa foi feita durante audiência pública na Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-leste (Fiol) e Porto Sul, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
O secretário afirmou aos presentes que os atrasos nos pagamentos dos funcionários da Valec, estatal responsável pela execução das obras, foram regularizados até o mês de março, faltando verificar os resultados das atividades do mês de abril para a realização dos pagamentos. 
Em relação a mudança no traçado da ferrovia, fazendo a conexão final com a ferrovia Norte-Sul em Campinorte, no estado de Goiás, ao invés de Figueropólis, no Tocantins, o gestor destacou a necessidade da modificação para aumentar a atração econômica e transformar o Nordeste num dos maiores polos de exportação do país, viabilizando ainda mais o Porto Sul.
Ao tratar do Porto Sul, Brundo Dauster afirmou que as obras serão iniciadas ainda este ano, com previsão de conclusão em 2019, mas trabalhando para findá-las em 2018. Um dos principais entraves apontados foi a liberação da licença de instalação, ocorrida somente em dezembro de 2014. Já a licença de supressão vegetal está prevista para ser liberada dentro de 60 dias. Dauster afirmou que a Bahia Mineração (Bamin) continuá responsável pelas obras do porto, e que a empresa segue comprometida em cumprir as cláusulas do contrato.
A deputada Ivana Bastos, presidente da comissão que promoveu a audiência, avaliou como positivo o encontro com o secretário. "Vimos aqui uma explanação clara e franca do secretário, com todos os detalhes necessários para que a comissão dê os próximos passos no plano de trabalho. Fiquei muito satisfeita ainda com as perguntas pertinentes dos membros do colegiado, visando apenas entender o estágio das obras e mostrando a importância dela para a Bahia", considerou a parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp