Política

Candidato a prefeito é assassinado em comício no México

Publicado em 15/05/2015, às 09h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O candidato a prefeito da cidade de Yurécuaro, no Estado mexicano de Michoacán, Enrique Hernández Salcedo, foi assassinado nesta quinta-feira (15) quando fazia um comício no centro dessa cidade. A autoria do crime é atribuída a membros do crime organizado.

De acordo com a agência Efe, fontes de segurança e partidários relataram que homens efetuaram disparos de fuzil de um veículo em movimento, atingindo Hernández várias vezes e ferindo ou três pessoas que estavam no local.

O prefeiturável fazia parte de uma milícia armada de autodefesa criada em 2013 por um grupo de moradores de Yurécuaro para enfrentar a organização criminosa Cavaleiros Templários. Hernández foi detido com 19 de seus homens no dia 31 de março de 2013, acusado de matar o prefeito do município de Tanhuato, vizinho a Yurécuaro. Após ser mandado para a penitenciária de segurança máxima, um juiz ordenou sua libertação, ainda em 2013, por falta de provas.

Hernández Salcedo se transformou no segundo ex-líder das milícias de autodefesa a buscar a carreira política, depois que o fundador desses grupos armados, Hipólito Mora, se filiou ao Movimento Cidadão e atualmente é candidato a deputado federal.

No próximo dia 7 de junho, mais de 83 milhões de mexicanos estão cadastrados para escolher 1.996 funcionários, incluídos 500 deputados federais e os governadores de nove estados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp