Política

Vereadores e prefeitos pedem reforma política mais coerente e adequada

Publicado em 18/05/2015, às 12h15   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

A União dos Municípios da Bahia (UPB) e a União dos Vereadores da Bahia (UVB) elaboraram uma carta aberta e levaram ao conhecimento público nessa segunda-feira (18), através de coletiva na sede da UPB, em Salvador.

No documento, os grupos pedem uma reforma política "mais coerente e adequada" na intenção de minimizar os custos do processo eleitoral. Entre os pontos que a UPB e a UVB defendem na carta estão: manutenção do voto obrigatório, prorrogação dos mandatos atuais até 2018 para vereadores e prefeitos, financiamento misto de campanha, mandato de cinco anos para todos os cargos, entre outros.

O documento assinado pela prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, presidente da UPB, e o vereador Joceval Rodrigues (PPS), da UVB, repudia ainda a atual distribuição dos recursos públicos que "penaliza os municípios".

Segundo as entidades, o Congresso Nacional não tem demonstrado sensibilidade ao não imprimir agilidade na apreciação e votação da pauta municipalista que engloba o pacto federativo, principal reivindicação dos prefeitos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp