Política

Petrobras: auditor fez lista de diretores, gerentes e ex-gerentes suspeitos

Publicado em 19/05/2015, às 11h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A pedido da PwC, que auditou o balanço contábil da Petrobras de 2014, a estatal elaborou uma lista com nomes de diretores, gerentes e ex-gerentes que deveriam ser substituídos na certificação das demonstrações financeiras, em razão de achados tidos como suspeitos.

Em reunião do Conselho de Administração da Petrobras em 27 de fevereiro, o diretor de Governança, João Adalberto Elek Júnior, detalhou o pente-fino feito numa relação de 35 nomes encaminhada pela PwC. O diretor listou oito pessoas para os quais “aparecem algumas bandeiras vermelhas”. Entre eles estão um diretor licenciado da Petrobras, um gerente na ativa e um diretor na ativa na BR Distribuidora.

Após a explicação inicial, o então presidente do conselho, Guido Mantega, quis saber os nomes, e o diretor citou Armando Tripodi, ex-chefe de gabinete da presidência na gestão de Sergio Gabrielli e gerente de Responsabilidade Social; Diego Hernandes, ex-gerente de Recursos Humanos; José Eduardo Dutra, licenciado por motivos de saúde da Diretoria Corporativa da estatal; Luis Alves de Lima Filho, diretor da Rede de Postos de Serviço da BR Distribuidora; Paulo Otto, então ouvidor-geral da estatal; Rubens Teixeira, então diretor financeiro da Transpetro; e Wilson Santarosa, então gerente de Comunicação da Petrobras. A reportagem de O Globo não conseguiu identificar o oitavo nome.

Na lista, há gestores indicados por partidos e políticos. É o caso do diretor da Rede de Postos da BR, indicado pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) — dentro da Operação Lava-Jato, o parlamentar é investigado no STF por suspeitas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O diretor ressaltou que não se tratava de denúncia nem de “julgamento de atitudes”, mas só da ressalva para a possibilidade de substituir esses certificadores. Para tratar do assunto, considerado “delicado” pelo diretor, Elek pediu para falar apenas na presença de conselheiros. Os diretores deixaram a sala de reunião.

Fonte: O Globo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp