Política

Graça Foster se irrita ao ser comparada a Gabrielli

Publicado em 20/05/2015, às 20h07   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A ex-presidente da Petrobras Graça Foster  não gostou nada de ser comparada ao ex-gestor da estatal, José Sérgio Gabrielli. De acordo com o site Diário do Poder, Foster bateu-boca com a ex-ministra do Planejamento e atual presidente da Caixa Mirian Belchior durante reunião conselho de administração em 27 de janeiro deste ano, cujos embates levaram a executiva a renunciar.

A reunião foi gravada, cujo áudio foi obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, e discutia uma forma de estimar as perdas com a corrupção e o superfaturamento de obras, descobertos na Operação Lava Jato, para publicação do balanço contábil do terceiro trimestre.

Divergindo de outros conselheiros, Graça defendeu a publicação de notas explicativas que indicavam, naquele momento, a necessidade de baixar R$ 88 bilhões dos ativos da companhia. Dias depois, contrariada com a divulgação do valor, a presidente Dilma Rousseff acertou com a executiva a renúncia dela e de mais cinco diretores.

Foster bateu boca com Miriam Belchior, à época conselheira, por ter comparado seus atos aos da diretoria às que deliberou sobre a compra da Refinaria de Pasadena, nos EUA, durante gestão de Gabrielli. A aquisição foi aprovada em 2006 pelo conselho de administração e, segundo o TCU, gerou prejuízo de US$ 792 milhões.

Na reunião, Graça afirmou que, quando assumiu a função, pôs em curso um programa para resolver "uma série" de falhas "que a empresa tinha, de coisas malfeitas", que ela não aceitava. "Já tenho um monte de problemas decorrentes de gestão temerária de outros colegas", disse, sem citar nomes. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp